quinta-feira, setembro 24, 2009

Será que temos realmente um Estado brasileiro?


Muitas vezes, ficamos sem palavras pra expressar nossa indignação a respeito da crise, tanto do Estado brasileiro, quanto dos estados do Brasil. É bem verdade que a maioria de nós, nem sabe a diferença, entre (Estado e estado). É por isso, que resolvi trazer nessa postagem um texto de João Ubaldo Ribeiro, que bem melhor do que eu resolve de maneira ímpar essa questão: Será que temos realmente um Estado brasileiro?
Assim responde João Ubaldo:

“Elementar, caros leitores
Na fala cotidiana, aprendemos a identificar Estado com governo. Para os brasileiros, a confusão é ainda facilitada pelo fato de vivermos, pelo menos nominalmente, numa república federativa, onde os estados-membros são chamados também de estados. Então, quando alguém fala em Estado, a gente pensa em São Paulo, no Rio, no Amazonas, na Bahia e assim por diante. Desculpo-me perante quem já sabe esse bê-á-bá, mas bem menos gente sabe do que se pensa, pelo menos de acordo com a impressão passada em qualquer bate-papo envolvendo questões políticas.
O Estado não é somente governo. Não conheço a prática atual, mas os calouros de Direito estudavam Teoria Geral do Estado e através dela aprendíamos que o Estado tem três elementos: governo, povo e território. Os estudiosos de ciência política torcem um pouco o nariz para a Teoria Geral do Estado, pois seu enfoque seria excessivamente jurídico e não dá uma idéia clara do funcionamento da sociedade politicamente organizada. Tudo bem, não vou discutir com o pessoal que milita na área. Certo, a ciência política, está longe de esgotar-se na Teoria Geral do Estado, mas umas pitadas dela talvez nos ajudem a ver os nossos problemas.
Vamos começar pelo fim da enumeração, o território. À primeira vista, temos território. Temos até demais, segundo os que acham que o que hoje é oficialmente território brasileiro teria se dado melhor se fosse vários pequenos Estados. Do tamanho que somos geograficamente, derivamos nossos delírios de grandeza, tão tristemente contestados pelos fatos. Mas o Estado brasileiro exerce mesmo sua soberania sobre este território, cujas dimensões não entram na cabeça de muitos estrangeiros, mesmo que passem voando no espaço aéreo brasileiro, sem sair dele, mais tempo do que levariam para uma ida e volta de um lado da Europa Ocidental ao outro?
Não exerce. Nem falo na Amazônia dita brasileira, porque acho que, pelo andar da carruagem, ela não permanecerá nossa e, mais dia, menos dia, vão armar — segundo muitos, já estão armando — esquemas para tirá-la de nossas mãos irresponsáveis. Minha tendência é acreditar nisso, mas dou de lambuja que não vai acontecer. Contudo, que grande parte da Amazônia brasileira já é terra de ninguém e tem índio que fala inglês e não português me parece inegável, embora não precisemos ir tão longe. Na cidade do Rio de Janeiro, este baluarte de resistência que consegue manter sua beleza, sedução e personalidade, a despeito de tudo o que é feito para destruí-la, o Estado manda?
Não, não manda. De vez em quando, alguém aqui resolve que não irá dar importância ao Estado e o território é controlado por, digamos, particulares. É uma espécie de poliarquia (governo de muitos), ou uma espécie de neo-feudalismo, como se queira. Nessas áreas, bem sabemos, o Estado brasileiro não manda, a não ser que determine o bombardeio e extermínio de todas as chamadas populações carentes, faveladas ou enquistadas nos morros. Do contrário, o Estado não chega lá. As autoridades têm de pedir permissão aos chefes locais para entrar em certas partes da cidade. E isso vale para todo mundo, desde concessionárias de serviços públicos, como a Light, a Telemar e outras, até ministros de Estado. Ninguém parece se envergonhar, mas eu me envergonho do episódio em que o ministro Gil e o ministro Berzoini foram informados de que só se permitiria o ingresso deles numa dessas áreas se abdicassem do pessoal de sua segurança pessoal e se submetessem à guarda da segurança dos senhores do território.
Por conseguinte, o nosso Estado tem território, sim, mas com essas e outras limitações. Deus me livre, tanto quanto os ministros, de contrariar ou desagradar nenhum senhor dessas áreas, porque algum deles pode se aborrecer comigo e creio que meu plano de saúde cancelaria meu contrato, se soubesse que eu havia cometido tal insensatez. “O Estado brasileiro tem soberania sobre todo o seu território?” — pergunta-se. “Médio”, respondemos, como o personagem de Chico Anísio. “Não”, responde um morador das áreas feudais, que não é maluco de desobedecer aos chefes locais, desde a observação de fe-riados decretados por eles ao voto nas eleições.
Bem, se sofremos essas restrições quanto ao território, pelo menos temos povo. Temos povo, sim, mas a riqueza está na mão de pouquíssimos, os serviços básicos que qualquer Estado tem por obrigação prestar, como saúde, educação e segurança não são prestados, ou são prestados precariamente. E o povo não apita em nada. Paga impostos, escuta lero-leros e vai tocando a vida como pode, usando a renomada criatividade nacional e aguardando o Salvador da Pátria, pois persistimos, quer admitamos ou não, em esperar pela volta de d. Sebastião, que nos redimirá para sempre. Só que até mesmo o mais crédulo entre nós já não bota fé em d. Sebastião nenhum e vai se dando por satisfeito se garantir a xepa da semana. Desdentado, deseducado, enfermiço e submisso, não somos um povo que deva ser levado lá muito em conta.
Resta o governo. Temos governo? Sim, temos, principalmente na hora de custeá-lo. Mas, somente esta semana, já li um artigo acusando o presidente da República de descaramento e outro em que ele é chamado de “frouxo”. Eu nunca usei esses termos, mas não é chato ver que muita gente boa, com suas razões e todo o direito, acha necessário empregá-los? Quem governa realmente o nosso Estado? Há dúvidas. Portanto, elementar, como se diz que Sherlock Holmes dizia. O Brasil é um país sem Estado, a não ser na hora de pagar impostos. Pronto, matei a charada. Depois que a gente tiver um Estado mesmo, eles, quem lá sejam, vão ver.”
Agora responda você mesmo, existe Estado brasileiro?

Extraido do texto de João Ubaldo Ribeiro: elmentar, caros leitores

…leia mais

quarta-feira, setembro 23, 2009

Uma Gota de sangue brasileiro continuação.

Em entrevista ao programa Milênio do Globo News, Demétrio Magnoli fala sobre o conceito de raça - tema de seu livro "Uma gota de sangue", publicado pela Editora Contexto.




Até a proxima!

…leia mais

terça-feira, setembro 22, 2009

Uma Gota de sangue brasileiro


Existe uma coisa que realmente me preocupa, uma confusão que está sendo feita, entre domínio de uma classe sobre a outra, e domínio de uma raça sobre a outra.
Nós, os brasileiros, somos mestiços por excelência. Essa característica de nosso povo sempre foi motivo de orgulho. Nosso samba, nossas mulatas, nosso sincretismo religioso, nossas comidas típicas, são frutos dessa miscigenação. Como músico, sei bem disso. Na aparência posso parecer branco, mas, quando toco minha guitarra perto de um europeu, tenho suingue negro, e eles simplesmente não entendem como alguém tão alvo, pode ter um ritmo tão afro. Isso não acontece somente comigo, mas com maioria dos músicos brasileiros, que, modéstia à parte, são dos melhores do mundo.
O racismo, no Brasil existe! Porém, de maneira mais branda, e mais velada. A política atual parece querer modificar esse quadro; querem que nosso racismo seja mais evidente, nos moldes dos EUA, com o discurso que dessa forma seria mais facilmente combatido.
Ao meu modo de ver isso é um erro enorme! O racismo no Brasil é mais velado, exatamente por que: no país as pessoas que têm esse pensamento, têm vergonha de expressa-lo publicamente, dado a nossa característica básica: a miscigenação.
Eu acredito que o sistema de cotas nas universidades para estudantes negros, possa ser útil como algo provisório, porém, isso está prestes a virar o estatuto racial, em que passaremos a ter em nossos documentos de identidade a cor discriminada, que por sua vez engendraria tribunais raciais.
Já existem comissões nas universidades, que se ocupam da verificação da raça do aluno.
É bom lembramos que aqui não somos afro-brasileiros, nem ítalo-brasileiros, somos apenas brasileiros, Estamos copiando o que há de pior na sociedade americana.
Uma obra recente do sociólogo, colunista da Folha de São Paulo, especialista em geografia humana: Professora Demétrio Magnoli, chamada: Uma gota de sangue; aborda esse tema de maneira ímpar.
Eis a sinopse do livro: “Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele. Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta. A pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada. Este livro conta a história de um engano de 200 anos - o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça.”
È hora de para e pensar a respeito!




até a proxima!

…leia mais

segunda-feira, setembro 21, 2009

É possível escapar à política?


Tive um comentário em uma das postagens que fiz que dizia assim: “Estou fugindo da política”. Logo me veio a pergunta: É possível fugir da política?
O homem é um ser político desde tenra idade. Já nascemos fazendo política e economia, Para provar isso vamos buscar algumas definições de economia política:
a) É a aplicação do esforço humano, visando obter, por meio de bens ou de serviços, a satisfação de suas necessidades.
Nesse caso o homem tem preocupação política e econômica desde o nascimento, pois, quando bebê, chora simplesmente por que: está com fome, está defecado ou urinado, ou por que quer carinho da mãe; ou seja, o choro nada mais é que um meio político de receber subsídio econômico, visando obter, por meio de bens ou de serviços, a satisfação de suas necessidades.
b) Etimologicamente, o termo economia política vem de duas palavras gregas: oikos, que significa casa, e Nemo, de nemein, do verbo dirigir, manejar ou administrar, dando origem a palavra grega oikonomia, que significava: norma de administração da casa. Por esse ângulo é possível ver que toda economia política nasce no seio familiar, na primeira socialização, em que a organização, é feita de maneira política e econômica.
c) A economia política pode ser dividia em quatro grandes grupos: Produção, circulação, consumo e repartição de riquezas. Nesse aspecto, quem de nós pode se eximir do fato de estarmos imersos em algum desses quatro grupos ou em todos?
d) O termo política vem etimologicamente da palavra grega, politikos ( habitante da polis, no exercício deveres e direitos). Nossa legislação diz que, assim que respiramos, ganhamos personalidade jurídica ( aptidão, para obter direitos e contrair deveres); em outras palavras somos todos "políkos" desde a primeira inalação de oxigênio.
Posso me estender mais, e demonstrar, através de inúmeras definições, que é impossível escapar à política e a economia. Porém hodiernamente no Brasil, temos a tendência de achar que política é algo ruim, composta por uma classe de corruptos, da qual não fazemos parte. Essa concepção foi colocada em nossas mentes, com o intuito de nos alienar, das decisões políticas e econômicas, de nos privar de nossos direitos e de nossa participação, no processo de evolução da humanidade.
Não esqueçamos, que quando dizemos: “Política estou fora!” o que estamos fazendo nada mais é do que política, estamos simplesmente nos comportando da maneira que a classe dominante quer, e estamos corroborando para a manutenção do poder nas mãos da mesma oligarquia.
Só será possível viver em mundo melhor quando nos conscientizarmos que somos políticos até a raiz dos cabelos, e que é impossível nos eximir de uma participação política. Apenas podemos escolher entre ser agentes, de mudança social ou fantoches, manipulados por alguns.
Até a próxima!

…leia mais

domingo, setembro 20, 2009

O panorama atual da Améria Latina


Estamos no ocaso da primeira década do século XXI. Uma das coisas que tento fazer é entender qual é o rumo sócio-político que estamos seguindo. Ao me debruçar sobre o assunto, me deparei com estranhas coincidências entre o panorama sócio- político da America Latina do final da primeira década do século XXI e o que ocorria na Europa cem anos antes.
A Europa do Ocaso da primeira década do século XX, era divida em profundas diferenças políticas, entre países, enquanto alguns tendiam a sistemas capitalistas, em outros países começava a se instalar o regime socialista. A procura de mercados consumidores- e essas diferenças de regime- são alguns dos motivos que levaram a primeira grande guerra mundial.
Se prestarmos atenção ao que ocorre hoje na América Latina, podemos ver algumas semelhanças, a divisão entre ideologia política é clara. Como o caso da querela entre Venezuela e Colômbia, vejam noticia veiculada ontem no portal G1:
“Caracas, 19 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que estudará a possibilidade de reativar um reforço ao longo da fronteira com a Colômbia para frear a penetração de "narcotraficantes e paramilitares".
Por isso, pediu a revisão da Lei de Segurança e Defesa, que fala de faixas de seguranças além da borda fronteiriça e que no passado já foram ativadas temporariamente.
"Vamos estudar essa lei para estabelecer na fronteira com a Colômbia uma faixa de segurança e tomar medidas extraordinárias contra a infiltração do narcotráfico e os paramilitares", explicou Chávez durante um conselho especial de ministros realizado hoje.
"Alguns órgãos do poder da Colômbia não só não fazem nada para frear esse fenômeno, mas o incentivam para debilitar essa revolução", assegurou o presidente venezuelano.
Chávez explicou que uma das formas de penetração consiste em comprar sítios em zonas relativamente próximas à fronteira e instalar paramilitares disfarçados de operários rurais.
O presidente venezuelano previu ainda que essa situação vá piorar, com a presença de mais tropas americanas em sete bases colombianas. Segundo ele, de lá serão feitos acompanhamentos das operações na Venezuela. EFE”
Para completar, assim como no final da primeira década do século passado na Europa, estamos enfrentando uma corrida armamentista, entre os países latino americanos. É mister ver que a Venezuela esta se armando através de acordos com a Rússia, a Colômbia com os EUA e o Brasil com a França.
Para completar o Brasil esta incorrendo em um erro terrível, estamos criando nossas primeiras leis raciais: criação do estatuto racial , traz amargas reminiscências. Se isso continuar, teremos em breve em nossas carteiras de identidade, a raça discriminada Ex: Alexandre Veras da Luz (branco).
Já existem nas universidades federais, comissões raciais para julgar o sistema de cotas.
Estamos em um momento delicado da nossa história, e é bom lembrar como isso acabou no século passado.
Até a próxima !

…leia mais

sábado, setembro 19, 2009

A História das coisas com Annie Leonard

O tipo de capitalismo vigente é o o principal responsável, pela degradação do planeta. Esse Vídeo é altamente esclarecedor, e mostra de maneira contundente relação entre economia e a degradação do planeta. É imperdível!



…leia mais

sexta-feira, setembro 18, 2009

As três classes sociais na Roma antiga


Hoje vou falar sobre as três classes sociais na Roma antiga.
A história de Roma, desde a sua fundação até o declínio do império romano, é na verdade a história da luta de classes sociais. À passagem de reinado para república, e de república para império; nada mais foi do que troca de lugar entre a classe alta e a média, corroborando assim para a verificação da tese da imutabilidade da classe baixa.
Nesse texto, vou falar sobre a passagem do reinado (sete reis), para república, o fim do triunvirato ( Pompeu, o grande, Julio Cesar e Marco Licínio Crasso) , a ascensão de Julio Cesar ao poder , seu assassinato, e do episódio do massacre da floresta de Teutoburgo, na Germânia.
Enquanto reinado Roma dividia-se em três classes sociais basicamente: a classe dos dominantes (os reis e seus nobres), a classe do civitas ,( cidadãos romanos), e uma terceira classe composta por gentios e escravos. Com a formação do exercito e com resultado das saques de guerras, a classe dos civitas foi ganhando poder, passando a ter mais bens (dentre eles mulheres e escravos, que eram coisificados). Historicamente toda vez que uma classe media vai ganhando poder, isso acaba engendrando uma “revolução”. Foi exatamente o que aconteceu em Roma, com fortalecimento do exercito e a ascensão dos civitas, Roma passava de reinado para uma república Formada por três classes: agora a nova oligarquia governante era a dos civitas, administrada pelos cônsules, que eram mestres da guerra, a classe média passou a ser a oligarquia anterior, e a classe baixa continuava sendo formada por gentios (estrangeiros), por escravos e mulheres.
Ao final república, Roma era governada por três cônsules_ o primeiro triunvirato romano , formando por: Pompeu, o grande; Julio Cesar e Marco Licínio Crasso.
Pompeu e Crasso ascenderam pela derrotas de Spartacus, na Revolução dos escravos e gladiadores, em que estes dois generais foram responsáveis pela vitória romana
O que sucedeu foi que Julio Cesar, por suas conquistas na Gália, passou a ter mais prestígio que os outros componentes do triumvirato.
Julio Cesar era de origem menos abastada que os outros dois cônsules, e teve uma ascensão política, por seus esforços guerreiros, e sua popularidade se dava por ser mais próximo ao povo, que seus rivais.
Com a morte de Pompeu e de Crasso, O poder de Roma estava nas mãos de Julio Cesar. Mais uma vez, classe dominante anterior não estava satisfeita com o poder nas mãos de um só homem, e Julio Cesar acabou sendo assassinado por muitos de seus antigos amigos, no intuito de restaurar a ordem anterior; o que acabou não acontecendo pois o poder de Imperador foi consolidado por Cesar Augusto.
No império de Cesar Augusto, a região da Germânia tinha sido pacificada, porém os germânicos, nunca se sentiram satisfeitos com a nova posição social que lhes era imposta. Os antigos príncipes germânicos, passavam agora a fazer parte de classe média, quando outrora eram a classe dominante.
O governador romano da região era o general Varo, de pouca experiêcia militar. O líder dos povos germânicos, Na época era Armínio, (também conhecido pelo nome latino Arminius, pelo original alemão Irmin e pela forma alemã tardia Hermann; 16 a.C. - 21 d.C.)que foi um chefe tribal germano da tribo dos Queruscos, filho do chefe guerreiro, Segimero.
Treinado como comandante militar romano, obteve a cidadania romana antes de regressar à Germânia. Este acaba se aproximando de Varo, e traindo-o, emboscou três divisões romanas na floresta de Teutoburgo, com o intuito de retomar o poder das terras germânicas aos antigos governantes.
Como podemos ver, a história de Roma é a historia de uma mudança continua entre a classe média e classe alta; no que diz respeito à classe baixa, a imobilidade social, e imutabilidade imperou. Corroborando com nossa pesquisa sobre a imutabilidade da classe baixa ao longo da história.
Até a próxima postagem!

…leia mais

quinta-feira, setembro 17, 2009

Os novos homens das cavernas.


Por conta da pesquisa que estou fazendo para a postagem sobre as classes sociais na Roma antiga, e no intuito de manter o blog operante, resolvi sair um pouco da série é fazer uma postagem a respeito do comportamento da população nas comunidades carentes cariocas, que é o nome pomposo que se da hoje em dia para favelas.
Eu estava estudando sobre o Direito arcaico das sociedades ágrafas, (sem escrita), e sobre o direito indígena pré-colonial no Brasil, quando me dei conta de haver algo parecido com essa forma primitiva de direito nos dias correntes.
Os povos ágrafos tinham normas que intentavam a manutenção da ordem social, de cunho consuetudinário, (baseados nos usos e costumes), com forte influencia da religião. E foi ao ouvir algumas gírias oriundas das favelas cariocas, que comecei a me dar conta de uma semelhança do direito arcaico e do tipo de normatização que pode ser encontra nas favelas, nas cadeias, em comunidades onde prevalece o crime dito “organizado”, e também em comportamentos das tribos urbanas. (punks, skin heads, e outros).
A primeira gíria que me chamou a atenção foi (família) que é usado para quem não necessariamente tem laços de consangüinidade, mas para aqueles que fazem parte da mesma facção, ou da mesma comunidade.
No direito arcaico, o que se encontrava eram grupos fechados, clãs, que evoluíram a partir da família consangüínea, pra grupos maiores, que tinham normas que se aplicavam somente dentro mesmos. Um exemplo: o roubo de um objeto dentro do clã era estritamente proibido, porém se roubo fosse contra membro de ouro clã, era motivo de honra e de júbilo para o ladrão.
Isso é exatamente o que acontece nas comunidades carentes cariocas. É estritamente proibido roubar dentro da favela, regra imposta pelos traficantes que comandam grande parte dessas comunidades, porém se o furto for cometido no morro da facção adversária, ao invés de sanção ou punição, o autor é honrado ou até mesmo premiado, com um lugar de destaque dentro da sociedade. Isso vale não apenas para furtos, mas para homicídios, crimes sexuais dentre outros.
O que chama a atenção: é que a falta de acesso à cultura e à educação, está criando dentro do nosso país os novos “homens das cavernas”, estamos regredindo, para um estado anterior ao aparecimento da Polis (cidade Estado grega), estamos caminhando a passos largos para um caos de aparência paleolítica.
O acesso do Estado nesse país a essas comunidades vem sendo cerceado, impossibilitado de imprimir seus institutos e sua aparelhagem de Estado soberano e indivisível. No Rio de Janeiro quando uma favela não é dominada pelo trafico é dominada pelas milícias paramilitares, que por sua vez, diferem muito pouco em seu “modus operandi” dos traficantes.
A exclusão social é responsável direta desse regresso ao primitivismo. No meu modo de ver, ou levamos educação de qualidade a todos sem distinção, assim como reza nossa constituição, ou estaremos fadados a viver em uma selva dividida em tribos beligerantes.
As revoluções armadas sempre acabaram em ditaduras, não importando se de direita ou de esquerda, é hora da revolução do ensino! È hora de pararmos de produzir peças de reposição de um sistema vil, e fomentarmos pessoas que sejam capazes de produzir conhecimento e uma sociedade menos bárbara.
Até a próxima postagem!

…leia mais

quinta-feira, setembro 10, 2009

As três classes sociais na Grécia antiga


Hoje vamos conhecer a divisão de classes na Grécia antiga do tempo de Péricles, (em grego Περικλῆς, 495/492 AC – 429 AC ).
Essa foi a era de ouro, era da “democracia” grega. Podemos pensar lendo essas palavras: Democracia, era de ouro; que a vida na cidade estado de Atenas, era algo próximo da perfeição. Na verdade precisamos antes de tudo saber como era formada essa democracia, e como era estratificada a sociedade.
Para explicar melhor, vou me apropriar de algumas de palavras de Professora Marilena Chauí. Para falar de classes sociais, temos que falar de política, de organização política; no caso da de Atenas, da organização sócio política da cidade Estado, da Polis. O termo política vem do grego ta politika , ou seja, vinda da polis.
Nas palavras de Marilena Chauí: _ “Polis era cidade grega organizada formada pelos cidadãos (Politikos), is to é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a cidade deve ou não realizar)”.
Reuniam - se os politikos em praça pública, ágora, formando a eclésia (Assembléia política ) para ouvir os demagogos (orientadores do povo).
Já nos demos conta de duas classes sociais: A dos politkos, e dos demagogos. A terceira classe era formada por: metecos ( estrangeiros); escravos e mulheres, que não tinham direitos polícos. Por tanto, ai já se via uma classe alta, dos governantes, que eram os demagogos, uma classe média que eram os politikos e uma baixa, formada por metecos escravos e mulheres.
Nem sempre Atenas tinha sido uma “democracia”. Antes tinha sido dminada por tiranos com poder despótico. A palavra tirania vem do grego (τύραννος) ou seja lider legitimo. Tal sociedade também era estratificada de maneira similar: Os tiranos formavam a classe alta, os demagogos e politikos a classe media, e os metecos , escravos e mulheres a classe baixa.
A transição entre a era do poder despótico e a era da chamada democracia grega se deu em uma revolução por volta de 510 AC.
Como foi feita essa revolução? Da mesma forma que todas as revoluções da humanidade, os demagogos , sofistas e politkos , através da retórica e do sofisma, manipulando a classe baixa tomaram o poder através da força.
Como podemos ver, houve uma mudança de lugar entre a classe alta e a classe média, mas a classe baixa ficara exatamente como estava antes, sem privilégios políticos e sociais, tendo a função de serviçais de baixo nível ou de escrvos.
Um dos maiores contestadores da democracia grega foi Platão, que afirmava que isonomia e isgorira não existiam na verade, porque as pessoas não eram iguais, Defendia uma República formada por filósofos como ele, que tinham maior conhecimento que os demais, e deveriam ter direitos privilegiados.
Isso se dava, por dois motivos básicos: Primeiro, foi a democracia grega responsável pela morte Sócrates; segundo porque Platão era descendente da oligarquia anterior.
Platão defendia a escravidão, e também a falta de privilégios políticos para as mulheres e para os metecos,
Devemos lembrar que Platão era um polotikos, ou seja, classe média, na verde só queria voltar ao status anterior.
Assim podemos constatar que a teoria de George Orwell em seu livro 1984, das três classes, se aplica perfeitamente nas mudanças de poder na Grécia antiga: A classe media tentado e mudando de lugar com a classe alta e a classe baixa sempre imóvel,
Até a próxima postagem, onde vamos testar a teoria das tês classes sociais na Roma antiga.

…leia mais

quarta-feira, setembro 09, 2009

A imutabilidade histórica das classes sociais


Essa é a primeira de uma série de postagens a respeito da histórica divisão de classes sociais, e sua imutabilidade.

A idéia me veio quando estava lendo um livro de ficção de um escritor inglês chamado Eric Artur Blair, que sob o pseudônimo de George Orwell, escreveu alguns romances, marcados por descrições críticas de eventos e condições sociais, por um descontentamento claro com todos os tipos de sistemas políticos e uma crítica ferrenha ao autoritarismo. Suas obras mais famosas são: Nineteen Eighty Four, em português 1984 e Animal Farm, traduzido para o português como: A Revolução dos bichos.

O livro a que me refiro é 1984. Trata-se de uma das mais citadas distopias literárias, retratando uma sociedade onde o Estado é onipotente, com capacidade de alterar a história, o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter sua estrutura inabalada.

Ao ler o livro ,embora sendo uma ficção, comecei a encontrar várias semelhanças com fatos reais, o que me chamou mais atenção foi uma parte em que o protagonista recebe um livro, quando se filia a uma facção, que tem o intuito de derrubar o poder vigente.

O autor seria Goldstein, e ele tenta explicar historicamente, a evolução sócio econômica que encadeara o sistema totalitarista, à que todos tinham que se submeter.

Ele explica que desde que o homem passa a conviver em sociedade, esta é estratificada em três estamentos, três classes sociais: Alta, media, e baixa. Cada uma das três tinha objetivos específicos: A alta, tentava se manter onde esta na pirâmide social; a média, tentava se tomar o lugar da alta e a única que realmente queria direitos iguais, era a classe baixa, o proletariado, esses sim queriam isonomia e isegoria.

Os lugares da alta e da média na pirâmide sempre se trocavam no decorrer da história, sempre a classe média dava um jeito de se tornar classe alta, conseguia isso usando e manipulando a classe baixa, com ilusões e lemas como: Igualdade, Liberadade e fraternidade. Mas quando chegavam ao poder o discurso mudava, e prática política também.

Tive uma sensação de déjà vu, já tinha visto isso em algum lugar fora do livro de ficção, e comecei a pesquisa.

O assunto que vou tentar mostrar nas próximas postagens, me alicerçando em fatos históricos, é a veracidade dessa teoria das três classes, para isso, vou demonstrar o fato em cinco postagens, que serão: As três classes na Grécia, em Roma, na idade média, na modernidade e em nossos dias.

Espero que seja uma viagem no tempo que possa trazer a tona nossa realidade atual, abrindo assim a possibilidade de rediscutirmos nossa posição social, e que posamos assim sair da zona de conforto em que nos encontramos.

Até a próxima postagem.


…leia mais

segunda-feira, setembro 07, 2009

Independência ou morte


Hoje é sete de de setembro de 2009, segunda feira, feriado nacional, quando comemoramos o dia da "independência" deste país chamado Brasil. Desfiles nas principais capitais do país, tropas nas ruas, jatos no céu, presidente em seu Rolls Royce, tão antigo quanto nossos navios, aviões, nossas armas, ou seja, nossa "soberania e nossa independência".

A verdade é que vivemos em um país sucateado em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito à cidadania. Nosso povo, privado de educação, é incapaz de compreender o que realmente significa ser cidadão, incapaz de exercer seus deveres e usufruir de seus direitos, como cidadãos brasileiros.

A pergunta que vem à tona é: O que estamos comemorando mesmo?

No meu entender, o verdadeiro grito de independência ainda não foi bradado, ainda somos uma colônia, cultural e tecnológica, nossos políticos cada vez mais nos envergonham, ao vivo para quem quiser ver. Vivemos sem empregos, sem assistência de saúde digna e, principalmente, sem uma educação capaz de produzir um povo realmente soberano. Nosso governo ainda defende os interesses de uma pequena oligarquia, composta de um grupo de pessoas privilegiadas políticamnte. Nossas leis ainda são ecos de nossos avós, não dando conta das necessidades dinãmicas da sociedade brasileira contemporânea. Nossos legisladores, em sua grande maioria, são pessoas desqualificadas para tal função ou o fazem em causa própria. Os Três Poderes não têm equivalência de poder, com um executivo privilegiado, em detrimento do legislativo e do judiciário; além de suas funções se confundirem muitas vezes, como é o caso de decretos lei e de medidas provisórias onde o executivo legisla ou como o caso das súmulas vinculantes onde o judiciário legisla , além deste ser demasiadamente politico para o meu gosto.

Acabamos de passar um dos piores episódios da história brasileira com o caso Sarney,onde a parcialidade de nosso presidente mostrou de fato que o antigo sindicalista não existe mais, sendo este ainda o patrono desse Estado paternalista, assistencialista que compra nossos votos com programas como : o bolsa família, fome zero e o PAC, sendo a completa realização deste último muito improvável.

O que mais caracteriza a falta de independêcia e soberania de um povo é a alienação. Se olharmos atentamente para nossos jovens, veremos que somos genitores de uma geração das mais alienadas que esse país ja teve, das mais fúteis, cuja principal preocupação é com o estilo tribal , ( Emos , Punks , Hardcores, Screemos e Funckeiros), que não passam de "posers",e, quando se rebelam não têm a menor idéia do porquê. Esses são os herdeiros da nação, mantenedores de nossa soberania e independência, esse é o futuro de nossa pátria mãe gentil.

Espero que este texto possa ser proveitoso de alguma forma e que contribua para que possamos dar um verdadeiro grito de insependência, independência da corrupção, do imperialismo norte americano, do capitalismo neoliberal, dos políticos que vivem da política e não para a política, da fome , da miséria e, principalmente, da ignorância em que nosso povo vive. E pelo amor de Deus não chamem a Vanuza para cantar o hino nacional!



…leia mais
 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui