quinta-feira, setembro 10, 2009

As três classes sociais na Grécia antiga


Hoje vamos conhecer a divisão de classes na Grécia antiga do tempo de Péricles, (em grego Περικλῆς, 495/492 AC – 429 AC ).
Essa foi a era de ouro, era da “democracia” grega. Podemos pensar lendo essas palavras: Democracia, era de ouro; que a vida na cidade estado de Atenas, era algo próximo da perfeição. Na verdade precisamos antes de tudo saber como era formada essa democracia, e como era estratificada a sociedade.
Para explicar melhor, vou me apropriar de algumas de palavras de Professora Marilena Chauí. Para falar de classes sociais, temos que falar de política, de organização política; no caso da de Atenas, da organização sócio política da cidade Estado, da Polis. O termo política vem do grego ta politika , ou seja, vinda da polis.
Nas palavras de Marilena Chauí: _ “Polis era cidade grega organizada formada pelos cidadãos (Politikos), is to é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a cidade deve ou não realizar)”.
Reuniam - se os politikos em praça pública, ágora, formando a eclésia (Assembléia política ) para ouvir os demagogos (orientadores do povo).
Já nos demos conta de duas classes sociais: A dos politkos, e dos demagogos. A terceira classe era formada por: metecos ( estrangeiros); escravos e mulheres, que não tinham direitos polícos. Por tanto, ai já se via uma classe alta, dos governantes, que eram os demagogos, uma classe média que eram os politikos e uma baixa, formada por metecos escravos e mulheres.
Nem sempre Atenas tinha sido uma “democracia”. Antes tinha sido dminada por tiranos com poder despótico. A palavra tirania vem do grego (τύραννος) ou seja lider legitimo. Tal sociedade também era estratificada de maneira similar: Os tiranos formavam a classe alta, os demagogos e politikos a classe media, e os metecos , escravos e mulheres a classe baixa.
A transição entre a era do poder despótico e a era da chamada democracia grega se deu em uma revolução por volta de 510 AC.
Como foi feita essa revolução? Da mesma forma que todas as revoluções da humanidade, os demagogos , sofistas e politkos , através da retórica e do sofisma, manipulando a classe baixa tomaram o poder através da força.
Como podemos ver, houve uma mudança de lugar entre a classe alta e a classe média, mas a classe baixa ficara exatamente como estava antes, sem privilégios políticos e sociais, tendo a função de serviçais de baixo nível ou de escrvos.
Um dos maiores contestadores da democracia grega foi Platão, que afirmava que isonomia e isgorira não existiam na verade, porque as pessoas não eram iguais, Defendia uma República formada por filósofos como ele, que tinham maior conhecimento que os demais, e deveriam ter direitos privilegiados.
Isso se dava, por dois motivos básicos: Primeiro, foi a democracia grega responsável pela morte Sócrates; segundo porque Platão era descendente da oligarquia anterior.
Platão defendia a escravidão, e também a falta de privilégios políticos para as mulheres e para os metecos,
Devemos lembrar que Platão era um polotikos, ou seja, classe média, na verde só queria voltar ao status anterior.
Assim podemos constatar que a teoria de George Orwell em seu livro 1984, das três classes, se aplica perfeitamente nas mudanças de poder na Grécia antiga: A classe media tentado e mudando de lugar com a classe alta e a classe baixa sempre imóvel,
Até a próxima postagem, onde vamos testar a teoria das tês classes sociais na Roma antiga.

26 comentários:

  1. Adoro filosofia e tenho, inclusive, alguns livros da Marilena Chauí, uma grande pensadora. Seu blog foi um achado. Quando der visite o meu, com papos mais aprofundados sobre cinema mundo! Abraçosss amigo

    http://cinemasemtempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O que devemos perceber, por pior que isso pareça, que a classe baixa sempre será necessária, e isso é unanimidade entre as classes média e alta.
    De vez em quando veremos as classes acima buscando acalentar o sofrimentos dos menos favorecidos, mas nunca, farão nada de efetivo pra mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do da iniciativa do seu blog. Fazia tempo que nãi via um blog sobre essa abordagem na blogsfera.

    Mas a classe baixa, em qualquer revolta política, sempre serviu apenas como massa de manobra a fim de atender os interesses de uma minoria que a instiga sob a "promessa" de melhoria para todos. Porém tais melhorias visam apenas atender a uma classe minoritária que diga-se de passagem, já tem lá seus privilégios e quer, apenas, mais espaço dentro de uma sociedade, ou seja, mandar.

    Agora, essa democracia ateniense pode ser, sim, considerada uma democracia se olhada por outro ângulo. A democracia era uma realidade para aqueles que fossem considerados capazes e nascidos em Atenas. Como a mulher e os escravos não eram encarados como seres pensantes, logo eram tidos como incapazes. Os estrangeiros ficavam de fora dessa democracia talvez por conta de um critério nacionalista adotada nessa cidade grega. Em suma, democracia só para os que eram conciderados iguais. Se a questão da democracia ateniense for observada pelo ângulo da mentalidade que se tinha àquela época, chegar-se-a à conclusão de que se tratava de uma democracia de fato. Bom, eu penso assim...

    No nosso país o voto é obrigatório para todo cidadão maior de 18 anos e facultativo para os de 65 se eu não me engano. Mas as pessoas das classes mais baixas não sabem votar. Vendem seus votos por uma vantagem momentânea qualquer e, por isso, acabam por eleger políticos pouco interessados em promover-lhes melhorias. se não votassem, em termos de consequências sociais, daria no mesmo ou, talvez, fosse até melhor, uma vez que eles são os responsáveis pela eleição de políticos descompromissados com a sociedade, já que são maioria. Uma democracia para todos, muitas vezes, trunca a democracia e a transforma em anarquia.

    ResponderExcluir
  4. To vendo isso na facul. Vou usar como texto de apoio =D

    ResponderExcluir
  5. Cara,muito legal essa tua iniciativa.Os posts estão realmente fundamentados.Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Legal o blog, gostewi bastante do post.
    E como já dissetam, a classe baixa é sempre necessária, mesmo que seja ruim para algumas pessoas...

    ResponderExcluir
  7. Eu naum curo muito esse lance de filosofia e grecia e tal, mas vc escreve muito bem viu!

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Pois é, a democracia era linda, na teoria. Pode-se dizer que a política foi o inicio da filosofia, além de refletir sobre a origem do universo os filósofos da grécia antiga tinham como obejeto de estudo a sociedade, mas não no sentido moderno da palavra. Platão escreveu a República, distrinchou a sociedade perfeita, pra quem lê é de encher os olhos, pena que isso não acontecia na prática, a maior prova está em sócrates que foi morto acusado de perverter a juventude e blasfemar contra os deuses, quando na verdade só falava o que os aristocratas não queriam ouvir, isso pemaneceu até hoje, só os Grandes empresários tem a palavra, e ai de quem ouse se opor a eles. Então a republica se tornou utópica. Andinho yankee.

    ResponderExcluir
  9. excelente pensador, valeu passada lá, estarei por aqui para saber mais da grecia, de grecia e à gracia!!

    ResponderExcluir
  10. Interessante para quem gosta!
    Mas, bela iniciatica. 1º blog que leio, sobre o assunto.
    Sucessou viu?

    ResponderExcluir
  11. Já comentei teu blog antes,
    estou adorando acompanhar essa sua série de textos! não vejo a hora de ler o próximo!
    Parabéns,
    Nicole.

    Leia meus blogs tb:
    http://lugaresromnticosquejfui.blogspot.com/ Um blog com dicas de lugares interessantes para serem visitados a dois.
    http://pensieriidee.blogspot.com/ Um blog crítico sobre as notícias do dia-a-dia e o mundo ao meu redor
    Meu twitter: http://twitter.com/Nicoledlr siga-me se quiser!!

    ResponderExcluir
  12. Repito o q escreveram acima: "a democracia é linda, na teoria."
    Não gosto de politica, piorou a politicagem. Penso que está tudo envolvido...
    Abç!

    ResponderExcluir
  13. Eu adorava estudar sobre a Grecia Antiga na escola...

    até hoje estudo sobre os gregos na faculdade, faço Química e eles tiveram grandes influencias n ahistória da química!'

    ResponderExcluir
  14. Tambem gosto muito de estudar sobre a Grecia antiga...Muitas coisas que temos hoje são frutos do que eles fizeram

    ResponderExcluir
  15. historia da grecia e mt bom me amarro

    http://diogostanley.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Aii adorei! Uma vez, fiz um trabalho de história em que tive que falar da Grecia e tudo... Muito legal...

    ResponderExcluir
  17. Ah...a Grécia antiga...
    Só não é mais fascinante do que o glorioso Egito...

    Adorei seu blog....sou apaixonado por história e histórias...
    encontrei as duas coisas aqui

    Aloha

    http://surfinsantoss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. É muito interessante tudo que diz respeito à Grécia. O modelo de democracia usado, aliás o berço da democracia foi Atenas, a organização social como um todo, a filosofia e a sua cultura em geral ... Gostei do texto!

    Abraços!

    http://kultura-digital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Opa!
    Uma autêntica aula de história.
    E detalhe: quando eu estudava, não era nada assim.

    ResponderExcluir
  20. Temos muito o que aprender com os pensadores antigos e tirar deles uma resposta para atual situação em que se encontra a sociedade...

    ResponderExcluir
  21. wow nice post =)
    depois dá uma passada no meu blog
    http://odiferentao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Legal cara, muito bom!

    http://battosoft.blogspot.com

    http://olevitafiel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Platão tinha alma de déspota, no seu livro "A República", ele pregava que artistas e poetas fossem expulsos da sociedade, porque eram porque eram propaladores de engodos. Para ele todas as artes eram a representação da mentira do real, pois a essência das coisas estava no mundo abstrato e inalcançável das ideias perfeitas.

    Desculpa ter fugido um pouco do assunto, é que odeio Platão. Oo

    Sobre a organização social na Grécia, ela nada tinha de igualitária mesmo.

    ResponderExcluir
  24. E aí Alexandre, também curto muito essa questão da origem da filosofia política, até porque, embora passe o tempo e os paradigmas ficam ultrapassados, a forma organizacional e extrutural do modelo político grego ainda é o mais imitado pelos povos e civilizações de todos os tempos.
    Só uma questão acho relevante levantar: a da igualdade entre iguais e da desigualdade entre os desiguais... já reparou que dentro mesmo desta terceira classe, a da classe baixa existem sub camadas que vão se formando e transformando de acordo com as tendências e influências sociais? Abraço!

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui