sexta-feira, setembro 18, 2009

As três classes sociais na Roma antiga


Hoje vou falar sobre as três classes sociais na Roma antiga.
A história de Roma, desde a sua fundação até o declínio do império romano, é na verdade a história da luta de classes sociais. À passagem de reinado para república, e de república para império; nada mais foi do que troca de lugar entre a classe alta e a média, corroborando assim para a verificação da tese da imutabilidade da classe baixa.
Nesse texto, vou falar sobre a passagem do reinado (sete reis), para república, o fim do triunvirato ( Pompeu, o grande, Julio Cesar e Marco Licínio Crasso) , a ascensão de Julio Cesar ao poder , seu assassinato, e do episódio do massacre da floresta de Teutoburgo, na Germânia.
Enquanto reinado Roma dividia-se em três classes sociais basicamente: a classe dos dominantes (os reis e seus nobres), a classe do civitas ,( cidadãos romanos), e uma terceira classe composta por gentios e escravos. Com a formação do exercito e com resultado das saques de guerras, a classe dos civitas foi ganhando poder, passando a ter mais bens (dentre eles mulheres e escravos, que eram coisificados). Historicamente toda vez que uma classe media vai ganhando poder, isso acaba engendrando uma “revolução”. Foi exatamente o que aconteceu em Roma, com fortalecimento do exercito e a ascensão dos civitas, Roma passava de reinado para uma república Formada por três classes: agora a nova oligarquia governante era a dos civitas, administrada pelos cônsules, que eram mestres da guerra, a classe média passou a ser a oligarquia anterior, e a classe baixa continuava sendo formada por gentios (estrangeiros), por escravos e mulheres.
Ao final república, Roma era governada por três cônsules_ o primeiro triunvirato romano , formando por: Pompeu, o grande; Julio Cesar e Marco Licínio Crasso.
Pompeu e Crasso ascenderam pela derrotas de Spartacus, na Revolução dos escravos e gladiadores, em que estes dois generais foram responsáveis pela vitória romana
O que sucedeu foi que Julio Cesar, por suas conquistas na Gália, passou a ter mais prestígio que os outros componentes do triumvirato.
Julio Cesar era de origem menos abastada que os outros dois cônsules, e teve uma ascensão política, por seus esforços guerreiros, e sua popularidade se dava por ser mais próximo ao povo, que seus rivais.
Com a morte de Pompeu e de Crasso, O poder de Roma estava nas mãos de Julio Cesar. Mais uma vez, classe dominante anterior não estava satisfeita com o poder nas mãos de um só homem, e Julio Cesar acabou sendo assassinado por muitos de seus antigos amigos, no intuito de restaurar a ordem anterior; o que acabou não acontecendo pois o poder de Imperador foi consolidado por Cesar Augusto.
No império de Cesar Augusto, a região da Germânia tinha sido pacificada, porém os germânicos, nunca se sentiram satisfeitos com a nova posição social que lhes era imposta. Os antigos príncipes germânicos, passavam agora a fazer parte de classe média, quando outrora eram a classe dominante.
O governador romano da região era o general Varo, de pouca experiêcia militar. O líder dos povos germânicos, Na época era Armínio, (também conhecido pelo nome latino Arminius, pelo original alemão Irmin e pela forma alemã tardia Hermann; 16 a.C. - 21 d.C.)que foi um chefe tribal germano da tribo dos Queruscos, filho do chefe guerreiro, Segimero.
Treinado como comandante militar romano, obteve a cidadania romana antes de regressar à Germânia. Este acaba se aproximando de Varo, e traindo-o, emboscou três divisões romanas na floresta de Teutoburgo, com o intuito de retomar o poder das terras germânicas aos antigos governantes.
Como podemos ver, a história de Roma é a historia de uma mudança continua entre a classe média e classe alta; no que diz respeito à classe baixa, a imobilidade social, e imutabilidade imperou. Corroborando com nossa pesquisa sobre a imutabilidade da classe baixa ao longo da história.
Até a próxima postagem!

11 comentários:

  1. Parabééns pelo Blogger.! Nun curto muito História, nem antiguidade.!
    Mas de parabééns.!
    Comente no meu se possivel xD

    ResponderExcluir
  2. Parabesns pelo Blog! Muito bem escrito

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que Julio Cesar havia sido Imperador, então quando o Cesar Cielo ganhou duas de ouro no Mundial de Natação em Roma, eu fiz um post com o título "Cesar enfim Imperador" ..... !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Seu blog tem um assunto diferente dos que vemos por aí na blogosfera...
    Parabéns.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Mas hoje a escravatura é proibida e a igualdade das mulheres é aspirada.

    ResponderExcluir
  6. Nunca gostei de estudar história antiga, dos antigos povos! é sempre uma bosta[desculpe]
    Sobre o seu post eu li tudinho, tudinho mesmo! Não me enpolguei tanto porq eu acho chato!
    Mas... A música de fundo muito me agrada. 'Como uma onda no mar' no maior estilo bossa-nova.
    Curtir.

    ResponderExcluir
  7. Cara, sou historiador e gostei bastante do post. Por coincidência, também sou de Nikiti...

    Uahahahhaaaaa!!!

    Uma dúvida: você tem formação em História?

    Sucesso e parabéns pelo blog!

    Marcelo
    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito dos seus textos. São sempre muito bons e educativos. São tão bons que podem servir até como material de apoio.

    ResponderExcluir
  9. Retribuindo sua Visita, e adorei o seu blog, aproveito para segui-lo por aqui... sobre o seu texto, sobre a historia da roma antiga, fascinante... parabéns, sucesso.. bjs

    ResponderExcluir
  10. bem legal, adoro história.
    parabéns pela idéia do blog e pelo post, que aliás está excelente. :D

    falow!

    ResponderExcluir
  11. Me parece que alguns elementos na tua análise são muito problemáticos: meramente adotar o conceito de "classe" já é um problema (anacronismo). Já leu o Rostovtzeff? Favorece - e amplia - a tua leitura.

    até logo!

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui