quarta-feira, setembro 09, 2009

A imutabilidade histórica das classes sociais


Essa é a primeira de uma série de postagens a respeito da histórica divisão de classes sociais, e sua imutabilidade.

A idéia me veio quando estava lendo um livro de ficção de um escritor inglês chamado Eric Artur Blair, que sob o pseudônimo de George Orwell, escreveu alguns romances, marcados por descrições críticas de eventos e condições sociais, por um descontentamento claro com todos os tipos de sistemas políticos e uma crítica ferrenha ao autoritarismo. Suas obras mais famosas são: Nineteen Eighty Four, em português 1984 e Animal Farm, traduzido para o português como: A Revolução dos bichos.

O livro a que me refiro é 1984. Trata-se de uma das mais citadas distopias literárias, retratando uma sociedade onde o Estado é onipotente, com capacidade de alterar a história, o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter sua estrutura inabalada.

Ao ler o livro ,embora sendo uma ficção, comecei a encontrar várias semelhanças com fatos reais, o que me chamou mais atenção foi uma parte em que o protagonista recebe um livro, quando se filia a uma facção, que tem o intuito de derrubar o poder vigente.

O autor seria Goldstein, e ele tenta explicar historicamente, a evolução sócio econômica que encadeara o sistema totalitarista, à que todos tinham que se submeter.

Ele explica que desde que o homem passa a conviver em sociedade, esta é estratificada em três estamentos, três classes sociais: Alta, media, e baixa. Cada uma das três tinha objetivos específicos: A alta, tentava se manter onde esta na pirâmide social; a média, tentava se tomar o lugar da alta e a única que realmente queria direitos iguais, era a classe baixa, o proletariado, esses sim queriam isonomia e isegoria.

Os lugares da alta e da média na pirâmide sempre se trocavam no decorrer da história, sempre a classe média dava um jeito de se tornar classe alta, conseguia isso usando e manipulando a classe baixa, com ilusões e lemas como: Igualdade, Liberadade e fraternidade. Mas quando chegavam ao poder o discurso mudava, e prática política também.

Tive uma sensação de déjà vu, já tinha visto isso em algum lugar fora do livro de ficção, e comecei a pesquisa.

O assunto que vou tentar mostrar nas próximas postagens, me alicerçando em fatos históricos, é a veracidade dessa teoria das três classes, para isso, vou demonstrar o fato em cinco postagens, que serão: As três classes na Grécia, em Roma, na idade média, na modernidade e em nossos dias.

Espero que seja uma viagem no tempo que possa trazer a tona nossa realidade atual, abrindo assim a possibilidade de rediscutirmos nossa posição social, e que posamos assim sair da zona de conforto em que nos encontramos.

Até a próxima postagem.

19 comentários:

  1. Uau,até que enfim um tema interessante!Grande parte do nosso país ainda é controlado por essa manipuladora de opiniões que é a Globo que produz ídolos e destroi personalidades em escalas industriais.Vou esperar a próxima postagem!http://oficinamissoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O seu blog é um blog de forte impacto. Foi uma surpresa pra mim encontrá-lo. Sua idéia é muito boa. Isso revela que você é uma pessoa inteligente, esforçada e trabalhadora. Espero que tenha sucesso com as outras matérias da série!
    ----------------------------------
    http://duventublog.blogspot.com/

    Levi Ventura

    ResponderExcluir
  3. Nossa,
    seu blog é muito bom! Estarei aqui esperando pelas próximas postagens sobre as classes sociais.
    Parabéns pelos textos e pelas idéias!
    um abraço,
    Nicole Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. George Orwell é demais. O filme 1984 é chocante, o Big Brother e aquela coisa toda.

    Legal o blog.

    Abarço

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar este livro para ler, já tinha ouvido falar nele, amigos me recomendaram para um trabalho de história, gostei da dica pois me fez lembrar, a temática que o livro aborda é muito interessante, faz o leitor ter gosto pelo contaúdo.

    ResponderExcluir
  6. A revolução dos bichos eh um livro excelente, trouxe gde impacto na minha vida e vejo que na sua tbm...

    bjsa

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. um dos livros mais interessantes que ja li, meu professor de filoofia me indicou, e realmente é muito bom

    ResponderExcluir
  8. Eu já li livro de George Orwell. Foi "revolução dos bichos". Tenho vontade de ler o "1984".

    A classe mais baixa quer direitos iguais, enquanto a classe mais alta e média não.
    Isso que vc falou é a mais pura verdade: a classe média(a burguesia) usou a classe mais baixa para chegar ao poder. Qdo conseguiu o lema mudou praticamente. É incrível como isso é verdade. Tenho muito vontade de ler esse livro que tu leu.. E tá na minha lista pra eu ler daqui uns 10 anos, rsss

    ---
    E seu blog tb tá demais!! Parabéns!
    As ideias muito coerentes...

    Tudo de bom pra vc,

    Ah e obrigado pela visita lá, vc é bem vindo. Apareça!!

    ResponderExcluir
  9. Bom, pra mim particularmente a idéia não é nova, existem inclusive adágios a respeito, dos quais não me recordo no momento. O q o Orwell faz é desenvolver o tema, no meu entender para demonstrar sua validade.

    Interessante vc sublinhar o descontentamento do autor com relação a TODOS os tipos de sistemas políticos, ao contrário de tanta gente que enxerga apenas uma crítica ao socialismo. Devem estar cegos pelo ministério do amor...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alexandre!

    Excelente ideia para uma série de postagem, pois muitas pessoas vão poder conhecer a obra deste autor e a forma como se dá a mistura de ficação com dados históricos. Parabéns!

    E obrigado por linkar e comentar no Café com Notícias.


    Abraço

    ResponderExcluir
  11. parabéns pelo blog

    http://romeroviuassim.blogspot.com/

    http://www.deolhosnatv.blogspot.com/

    http://www.romaesportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Por isso existe a sagrada megassena: só assim podemos deixar uma classe e alcançar a outra, também conhecida como Paraíso. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  13. BOM...ESTOU ESTUDANDO EXATAMENTE AS TECNICAS DE "CONTROLE" DA MASSA...FAÇO MARKETING...

    SEM COMENTÁRIOS...A GLOBO SEMPRE É CITADA!

    ResponderExcluir
  14. Classes sociais o que dizer delas? hoje em dia acho que aqui no Brasil já existem mais do que apenas as tres. Tenho também uma questão de deja vu, quando vejo os principios iluministas nos discursos dos politicos e quando este chega ao poder tudo muda. A revolução dos bichos sempre quis ler este livro um dia eu consigo... Voltarei para ver os outros posts

    ResponderExcluir
  15. sinto-me envergonhado de não ter lido esse clássico até hoje :(

    vou correndo comprar o meu! rs

    ResponderExcluir
  16. É um tema bem interessante a ser explorado. Virei para acompanhar a saga pela história da manipulação e evolução precária... porque os tempos mudaram, mas o ser humano nem tanto :(

    http://ardidapride.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. esse livro é genial na minha opinião. li ele há uns 4 anos atrás e o reli no ano passado, construindo uma visão bem mais critica com ele. diretamente ou não, o estado acaba nos manipulando.

    ResponderExcluir
  18. Sabado eu vou atras desse livro...

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui