domingo, setembro 20, 2009

O panorama atual da Améria Latina


Estamos no ocaso da primeira década do século XXI. Uma das coisas que tento fazer é entender qual é o rumo sócio-político que estamos seguindo. Ao me debruçar sobre o assunto, me deparei com estranhas coincidências entre o panorama sócio- político da America Latina do final da primeira década do século XXI e o que ocorria na Europa cem anos antes.
A Europa do Ocaso da primeira década do século XX, era divida em profundas diferenças políticas, entre países, enquanto alguns tendiam a sistemas capitalistas, em outros países começava a se instalar o regime socialista. A procura de mercados consumidores- e essas diferenças de regime- são alguns dos motivos que levaram a primeira grande guerra mundial.
Se prestarmos atenção ao que ocorre hoje na América Latina, podemos ver algumas semelhanças, a divisão entre ideologia política é clara. Como o caso da querela entre Venezuela e Colômbia, vejam noticia veiculada ontem no portal G1:
“Caracas, 19 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que estudará a possibilidade de reativar um reforço ao longo da fronteira com a Colômbia para frear a penetração de "narcotraficantes e paramilitares".
Por isso, pediu a revisão da Lei de Segurança e Defesa, que fala de faixas de seguranças além da borda fronteiriça e que no passado já foram ativadas temporariamente.
"Vamos estudar essa lei para estabelecer na fronteira com a Colômbia uma faixa de segurança e tomar medidas extraordinárias contra a infiltração do narcotráfico e os paramilitares", explicou Chávez durante um conselho especial de ministros realizado hoje.
"Alguns órgãos do poder da Colômbia não só não fazem nada para frear esse fenômeno, mas o incentivam para debilitar essa revolução", assegurou o presidente venezuelano.
Chávez explicou que uma das formas de penetração consiste em comprar sítios em zonas relativamente próximas à fronteira e instalar paramilitares disfarçados de operários rurais.
O presidente venezuelano previu ainda que essa situação vá piorar, com a presença de mais tropas americanas em sete bases colombianas. Segundo ele, de lá serão feitos acompanhamentos das operações na Venezuela. EFE”
Para completar, assim como no final da primeira década do século passado na Europa, estamos enfrentando uma corrida armamentista, entre os países latino americanos. É mister ver que a Venezuela esta se armando através de acordos com a Rússia, a Colômbia com os EUA e o Brasil com a França.
Para completar o Brasil esta incorrendo em um erro terrível, estamos criando nossas primeiras leis raciais: criação do estatuto racial , traz amargas reminiscências. Se isso continuar, teremos em breve em nossas carteiras de identidade, a raça discriminada Ex: Alexandre Veras da Luz (branco).
Já existem nas universidades federais, comissões raciais para julgar o sistema de cotas.
Estamos em um momento delicado da nossa história, e é bom lembrar como isso acabou no século passado.
Até a próxima !

10 comentários:

  1. o pior não é a venezuela se armar, o pior é o brazil cheio de mazelas, ter que etrar na onda do chavez.
    afinal ou nos armamaos, ou corremos os riscos de ser invadidos por este déspota.

    ResponderExcluir
  2. Sem estudos sócio-políticos, vejo de forma diferente o que ocorre. Existe uma convergência entre os governos da América Latina que segue na mesma direção. Tivemos Getúlio Vargas e Peron, depois veio a época dos golpes militares e ditaduras militares no Brasil Chile e Argentina e outros sob orientação dos Estados Unidos.
    Hoje houve uma democratização que tende para o socialismo democrático com Brasil, Argentina, Venezuela, Perú, Bolívia e outros.
    Não vejo compras de armas como corrida armamentista, mas como defesa, uma vez que os países se desvincularam do comando norte-americano. Não mais que isso.
    O Brasil ainda tem a questão do petróleo em alto-mar, estendendo-se além das 200 milhas.
    Quanto à questão racial, acredio que vamos chegar a um bom termo. Só se quiz compensar a dívida histórica para com os afrodescendentes que na realidade acaba por ser todos nós, mestiços que somos, quando dívida maior deveria ser para com os índios, que tiveram sua rica cultura destruída.

    ResponderExcluir
  3. Já está ficando claro quais as intenções do Chaves.
    Ele, para a A.L, é um "perigo".
    Essa história de Socialismo do século XXI, já começou a ter "adeptos". Um exemplo disso? Rafael Correa, presidente equatoriano.

    Quanto ao Brasil se armar, vejo isso como um desperdício do dinheiro público.
    O Lula atribuiu esse investimento com o discurso de proteger a Amazônia (nós já estamos destruindo-a) e o pré-sal - soberania nacional. Mas isso não passa de conversa fiada. Tenho certeza que isso vai engordar muitos bolsos de políticos e empresários.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. temos muitos revolucionários bonchevistas na américa latina atualmente! Esses caras são um atraso para nosso continente que tem muito mais potencial do que europa ou américa do norte

    ResponderExcluir
  5. Wander.Chef é tão colonizado que escreve Brasil com "z".

    Não vou comentar o post Alexandre, hoje em dia estou fugindo da política como o diabo foge da cruz. Mas vou pedir só uma coisa, não aborde tantos temas em tão pouco espaço, o risco de ser superficial é muito grande.

    CHINFRAS e TALS

    ResponderExcluir
  6. David, na verdade não abordei vários temos, abordei um só:" A semelhança do final da primeira decada do século XXI na America latina Com o final da primeira decada do século passado na europa", para tanto usei argumentos como corrida armaentista, polítcas divergentes no continente, e racismo, comparrando com o aparecimento do pensamento eugênico.
    Obrigado pela visita, e pare de correr de política!

    ResponderExcluir
  7. O mundo tah mudando mesmo! Qual será o destrino da AL em?

    O príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
    Olá!
    Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
    Para acessar o texto o link direto é
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
    Cemitério das Palavras Perdidas
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Igual o famoso "pré-sal".
    Vamos ver se vai pra frente :D

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui