terça-feira, setembro 22, 2009

Uma Gota de sangue brasileiro


Existe uma coisa que realmente me preocupa, uma confusão que está sendo feita, entre domínio de uma classe sobre a outra, e domínio de uma raça sobre a outra.
Nós, os brasileiros, somos mestiços por excelência. Essa característica de nosso povo sempre foi motivo de orgulho. Nosso samba, nossas mulatas, nosso sincretismo religioso, nossas comidas típicas, são frutos dessa miscigenação. Como músico, sei bem disso. Na aparência posso parecer branco, mas, quando toco minha guitarra perto de um europeu, tenho suingue negro, e eles simplesmente não entendem como alguém tão alvo, pode ter um ritmo tão afro. Isso não acontece somente comigo, mas com maioria dos músicos brasileiros, que, modéstia à parte, são dos melhores do mundo.
O racismo, no Brasil existe! Porém, de maneira mais branda, e mais velada. A política atual parece querer modificar esse quadro; querem que nosso racismo seja mais evidente, nos moldes dos EUA, com o discurso que dessa forma seria mais facilmente combatido.
Ao meu modo de ver isso é um erro enorme! O racismo no Brasil é mais velado, exatamente por que: no país as pessoas que têm esse pensamento, têm vergonha de expressa-lo publicamente, dado a nossa característica básica: a miscigenação.
Eu acredito que o sistema de cotas nas universidades para estudantes negros, possa ser útil como algo provisório, porém, isso está prestes a virar o estatuto racial, em que passaremos a ter em nossos documentos de identidade a cor discriminada, que por sua vez engendraria tribunais raciais.
Já existem comissões nas universidades, que se ocupam da verificação da raça do aluno.
É bom lembramos que aqui não somos afro-brasileiros, nem ítalo-brasileiros, somos apenas brasileiros, Estamos copiando o que há de pior na sociedade americana.
Uma obra recente do sociólogo, colunista da Folha de São Paulo, especialista em geografia humana: Professora Demétrio Magnoli, chamada: Uma gota de sangue; aborda esse tema de maneira ímpar.
Eis a sinopse do livro: “Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele. Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta. A pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada. Este livro conta a história de um engano de 200 anos - o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça.”
È hora de para e pensar a respeito!




até a proxima!

25 comentários:

  1. Já ouvi falar de Demétrio.
    Seus trabalhos são valiosos :)
    kkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. muito interessante vo procurar o livro
    e esse negocio de cotas depois daquele caso dos gemeos em que um foi considerado negro e o outro não, cabo pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Sempre é hora de debater esses assuntos. Mas sempre à luz de livros ilouminadores, como parece ser tal. O Racismo velado ainda é pior.
    Ps: não tenho orgulho do esteriótipo samba, swing , mulata.

    abç
    Pobre esponja

    ResponderExcluir
  4. Somos todos mestiços, porém, o que fala alto é a cor da pele. Nao importa muito se teve um avô branco, índio ou negro, o que conta é a cor da pele. As cotas são ótimas, e outras medidas como essas devem ser adotadas pra reparar essa desigualdade histórica, e mudar o quadro a médio prazo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a população brasileira tem esquecido sua etno descendência, esquecido da própria história e só tem lembrado do que convir. Não creio que os brasileiros se igualarão ao conceito racial de outros países, mas que há tentativas para isso não há dúvida. Só não podemos generalizar achando que os brasileiros entraram numa nova ditadura.

    ResponderExcluir
  6. Acho que generalizar e colocar "toda a farinha no mesmo saco" é um erro banal e desnecessário.
    Não é porque a caracteristica do país é de uma população heterogênea , que devemos classificar a todos assim.

    O regionalismo e o ambiente de criação talvez expliquem suas tendencias e trejeitos musicais. Nada tem a ver com etnia.

    Acho grotesco esse moralismo, de querer comparar a tudo e a todos. Assim, como tbm abomino essa suposta reparação histórica que querem oferecer aos de cor negra, dando uma porcentagem a mais de nota para entrarem na faculdade.

    Na natureza, não existe reparação. Sobrevive o que se adapta mais rápido e de forma mais coerente.
    Quinhentos anos se passaram, uma tal Lei Aurea foi assinada, quanto tempo mais será necessario ,ou o que mais precisará ser feito, para que certa parte da população se adapte as novas regras do sistema? ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Fiquei em dúvida se você concordou com meu ponto de vista, ou não, por que vc omceça seu comentário criticando minha postura, mas acaba por concordar ao final do seu texto.
    Guttwein peço que explique melhor seu ponto de vista!
    Por que basicamente falamos a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o racismo. nao consigo entender o q se passa na cabeça de todas as pessoas q tem preconceito ! Poois axo q a cor nao importa. a pessoa tem q ser valorizada assim como todas as outras !

    ResponderExcluir
  9. o michael jackson, eu acho que ele pode mudar de cor de pele!

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do texto.
    belo trabalho no seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Texto muito bem escrito. Tema bem interessante. De fato temos que combater o racismo e qualquer tipo de preconceito, mas isso envolve não somente fazer protestos e sim mudar nossas posturas diárias, em questionar os padrões de vida, questionar o conceito de beleza, o conceito do que é errado ou correto, enfim, raciocinar não como máquinas mas como pessoas!!!
    Parabéns!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  12. Belo post sempre uma "raça" quer ser
    superior a outra é uma tolice porém
    é a realidade belo post

    ResponderExcluir
  13. Cara, belo texto que você trouxe à tona.

    Como você mesmo disse, o Brasil é um país de cores e raças totalmente diferentes. Devemos nos orgulhar do que temos e deixar esse preconceito barato de lado.

    Eu, sendo negro, muitas vezes já me senti ofendido.

    Certa vez, andando próximo da pç. Batista Campos, aqui em Belém, havia uma moça indo para um determinado lugar e eu também fui pelo mesmo trajeto que ela. Ando muito rápido- não sei se arrasto os pés-, quando ela olhou pra trás e viu que era um negro, tratou de disfarçar, fingiu que estava amarrando o tênis, esperou eu passar e entrou em outra rua.

    Pra quem ler este relato, pode até não ser nada demais, mas eu sei do que se tratava. Negro é comparado a bandido, ladrão etc..

    Abraços..

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bem bacana mesmo, vou procurar também!

    ResponderExcluir
  15. Excelente artigo,muito bem escrito!
    Somos todos mestiços, mistura de povos, mas se não fôssemos? Viva a diferença, a diversidade!
    Que bom que somos cada um de um jeito e há espaço para todos. Racismo é crime e realmente as pessoas deveriam se envergonhar dele. Mais valeria nas universidades cotas para aqueles que não tiveram condições de estudar em boas escolas, que não tiveram acesso ao básico na educação, independentemente da cor da pele. Como comprovar a falta de recursos? Bem, aí é tarefa para toda a sociedade pensar, não só aqueles que governam!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. É muita hipocrisia um brasileiro ter preconceito racial. É como ter preconceito dele mesmo! A coisa mais encantadora aqui é isso, não ter essa distinção de raças, todo mundo ser uma mistura de todo mundo. Não é a cor que faz o caráter de ninguém. O mundo seria um lugar melhor se as pessoas dessem mais valor ao que tá dentro do que o que tá por fora.

    Você escreve muito bem, parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  17. É muita hipocrisia um brasileiro ter preconceito racial. É como ter preconceito dele mesmo! A coisa mais encantadora aqui é isso, não ter essa distinção de raças, todo mundo ser uma mistura de todo mundo. Não é a cor que faz o caráter de ninguém. O mundo seria um lugar melhor se as pessoas dessem mais valor ao que tá dentro do que o que tá por fora.

    Você escreve muito bem, parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  18. falou e disse, campeão. Brasileiro deve ser o povo mais multi étnico do mundo. Eu mesmo tenho avós portugueses e espanhóis por parte de pai, e procedência italiana por parte de mãe.

    ResponderExcluir
  19. Bacana o texto e o assunto, e realmente é intrigante.
    www.schraubles.com

    ResponderExcluir
  20. já passou do prazo de falarmos disso amigo, o negócio é cuidar das gerações futuras porque a nossa já foi pro saco =T

    ResponderExcluir
  21. valeu pelo post
    um abraço

    http://atraiumeuolhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. esse demetrio bate carteirinha na tv bandeirantes...
    legal prakaramba seu blog
    espero vir mais vezes.
    sucesso e abraços


    www.bocadekabide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. O preconceito velado ou não tem que ser abolido(sonhar não custa nada).Mas entendo que no Brasil mais que o preconceito racial existe o social.Discutir a questão das cotas raciais nas faculdades,empresas etc,além de reforçar o reconceito racial,tenta evitar uma outra questão tão importante quanto,que é a qualidade do ensino público neste país.Se ele fosse descente,não haveria esta discussão.todos os brasileiros estariam capacitados para disputar qualquer tipo de vaga.

    ResponderExcluir
  24. Saudações Alexandre,

    Sou brasileiro, imigrante em Portugal. Um país com preconceito racial muito mais escancarado que o nosso. Embora tenha sido dono de várias colônias africanas, o povo Português ainda não compreendeu bem este conceito de igualdade social. Quanto ao sistema de cotas, pode ser útil momentaneamente, mas por outro lado é triste precisarmos disto,é a prova mais palpável do nosso "atraso" enquanto seres pensantes. Eu não me atreveria a comparar isto ao "modelo americano", eles viveram problemas muito graves sobre esta questão (Ku klux Klan por eemplo) e ainda existem cicatrizes bem recentes. Penso que nosso país, embora imperfeito, ainda está muito á frente disto.
    Creio que a elaboração de leis mais eficientes seria um bom caminho, desde que estas leis fossem cumpridas e que os "discriminados" independentes da cor, tivessem a consciência e os meios necessários para se fazerem valer destas leis. Repare, que a apresentadora "Glória Maria" foi a primeira negra a processar alguém por discriminação racial em nosso país. Até então, grande parte da população brasileira nem sequer sabia que isto existia, e isto nem foi a tanto tempo assim.
    Apesar de que necessitar de leis deste tipo seja um sinal de atraso... acredito que ainda seja melhor do não fazermos nada.


    Grande abraço, e parabéns pelo tópico de discussão.


    Salim Mochiba.

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Sou contra as cotas nas Universidades, acredito que ninguém é mais ou menos inteligente sendo avaliado pela cor de pele.
    Todos nós (brasileiros) temos um pé na senzala, e acho que isso deveria ser uma questão de orgulho e nunca de vergonha, pois foram os negros sacrificados, humilhados e maltratados que fizeram esse país crescer, foi do trabalho dessas pessoas que muita gente enriqueceu.
    Minha pele é clara, sou "branca", como dizem as más línguas, e sei que isso não quer dizer nada,porque aos olhos de Deus somos todos iguais.

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui