segunda-feira, maio 24, 2010

‘As desconfianças vão se desfazendo’, diz Amorim sobre Irã


Ministro defendeu acordo de troca de combustível nuclear.
Ele disse que Brasil decidiu falar com Irã após incentivo dos EUA.






O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta segunda-feira (24) que as desconfianças sobre o programa nuclear iraniano "estão se desfazendo". Segundo ele, o primeiro passo para reduzir o ceticismo das potências internacionais em relação à disposição do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em negociar foi o acordo que prevê a troca de urânio enriquecido por combustível, firmado na semana passada com a participação do Brasil

“Quanto menos ameaças [de sanção, por parte da comunidade internacional, e rompimento do acordo, por parte do Irã] houver agora, maior a perspectiva de haver uma negociação. Havia muitas desconfianças. As desconfianças vão se desfazendo. Primeiro achavam que o Irã não queria fazer acordo nenhum e chegamos ao acordo”, afirmou.

Amorim também defendeu a postura do Brasil de dialogar com o Irã. Segundo o ministro, o governo brasileiro não assumiu o papel de interlocutor sem respaldo internacional. “Eu sempre disse que nós não íamos entrar neste tipo de questão, ao contrário do que muitos pensam, levianamente, mas sempre procuramos ter em conta as opiniões dadas e as preocupações de vários países e eu diria, sobretudo dos Estados Unidos”, disse.

Segundo Amorim, os EUA pediram a participação do Brasil no impasse com o governo iraniano. “Tenho dito sobretudo dos Estados Unidos porque o presidente [Barack] Obama foi o primeiro que pediu ao presidente Lula para se interessar por esta questão”, afirmou.

Fonte: G1

Postar um comentário

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui