domingo, maio 02, 2010

Cadê Patrícia?



Mais uma vez ficou clara a inversão de valores na sociedade brasileira. Quais são os bens jurídicos que realmente são mais valiosos, quais são os que a lei deve proteger com maior rigor?

Um dos casos que mais chamou minha atenção nos últimos dias foi o de dois garotos que picharam a estátua do Cristo redentor no Rio de Janeiro. O mais interessante é que picharam junto à nuca do cristo duas frases: Onde esta Patrícia? e_Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa.

Isso provocou uma completa indignação, por parte da sociedade carioca, como também por parte das autoridades, afinal de contas tratava-se de um patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, do símbolo maior da cidade. Até uma recompensa foi oferecida para aquele que levasse ao paradeiro dos vândalos.

O problema é que a frase: Onde esta Patrícia? Referia-se ao desaparecimento da engenheira Patrícia Franco, que em 2008 desapareceu depois de um suposto acidente de carro. Depois da perícia, foram encontradas marcas de tiros no carro da engenheira, e várias outras evidencias levaram à suspeita de participação de policiais militares no caso.

Quero deixar claro que sou contra qualquer tipo de vandalismo, porém, sinceramente, não me lembro do mesmo rigor por parte das autoridades na busca e prisão dos responsáveis pelo desaparecimento de Patrícia.

Os meninos pichadores, simplesmente, tentaram protestar de maneira equivocada, movidos pela juventude e necessidade de popularidade. Eles se entregaram à polícia espontaneamente e ainda se ofereceram para limpar um túnel na cidade. Enquanto os responsáveis, pelo desaparecimento de Patrícia, podem nesse momento estar fardados, representado o estado do Rio de Janeiro.

Uma estátua de pedra pode ser pintada, mas a mancha deixada e as dúvidas quanto idoneidade de certos membros da nossa polícia, jamais será apagada.

Estava lendo que, esses meninos; se for encontrado mais um participante, podem incorrer em mais um crime, o de formação de quadrilha.

Será que fazer com que esses jovens passem um bom tempo na cadeia, fará deles cidadão melhores? Fará do Rio um lugar mais seguro? Matará a sede justiça da sociedade carioca? Resolverá a crise de confiança dos brasileiros em suas autoridades constituídas? Ou será que simplesmente dará ao Estado o seu Jus puniendi (direito de punir)?

É certo, que o que esses jovens fizeram é digno de punição, mas certamente a cadeia não seria a mais acertada.

A estátua do cristo já esta limpa, e ele esta novamente de braços abertos esperando pelos turistas, porém, uma pergunta ecoa no ar ainda com maior ressonância: Cadê Patrícia?




4 comentários:

  1. e esse caso da Patricia, foi arquivado?
    foi abafado?

    ResponderExcluir
  2. Será que fazer com que esses jovens passem um bom tempo na cadeia, fará deles cidadão melhores? Fará do Rio um lugar mais seguro? Matará a sede justiça da sociedade carioca? Resolverá a crise de confiança dos brasileiros em suas autoridades constituídas? Ou será que simplesmente dará ao Estado o seu Jus puniendi (direito de punir)?
    Não!Não!Não!
    Mais cada vez mais indagamos,o que faremos????

    ResponderExcluir
  3. Acredito que só um milagre poderia nos levar a resposta para a questão "onde está Patricia?". Aliás o Rio anda precisando desses tipos de milagres a decadas e acredito que deveria haver algum orgão especifico para controlar o comando da policia militar no Brasil.
    E quanto oas meninos, são apenas rebeldes, querendo fama e isso é próprio da juventude. Não ha lei que possa impedir isso!
    A questão é cuidar para que não vire moda. Pq o gasto com reformas saem de nossos bolsos. TEM GENTE MORANDO EM CASA, QUE NA PROXIMA CHUVA FORTE VAI DESPENCAR E ALGUMAS PESSOAS IRAM MORRER. Não da para ficar reformando Cristo e repondo oculos de estatua de bronze.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você no sentido de não defender esse tipo de vandalismo, mas também questiono a ação eficiente da polícia em casos mais sérios. A questão é que em ano de copa mundial, o Brasil eleito para sediar uma copa, os jogos olímpicos no RJ, enfim, tudo isso expôs ainda mais a cidade maravilhosa e deixou o mundo todo de olho no que acontece ou deixa de acontecer po lá. Pichar o Cristo Redentor é como pichar a porta da nossa casa nesse momento e abrir essa porta ao mundo para mostrar o quanto somos desordeiros e bagunçados. POrtanto a única preocupação policial nesse momento, bem como política, é transmitir uma "ordem" que sabemos não existir.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui