quarta-feira, maio 26, 2010

Citações: (Che Guevara)


Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, 14 de junhode 1928 — La Higuera, 9 de outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XX.
Segundo o escritor Jon Lee Anderson, Che Guevara teria nascido no dia 14 de maio e não a 15 de junho como consta de todas as biografias. Anderson cita como fonte uma das amigas da mãe de Che que lhe afirmou que à época do nascimento dele, sua mãe, Célia de la Serna, teve de adiar a data em um mês porque ela havia se casado grávida e, se não o fizesse, sua família descobriria o seu segredo. No entanto, essa justificação não é totalmente convincente, uma vez que os pais de Guevara se casaram em Novembro de 1927, ou seja, sete meses antes do nascimento do filho, pelo que não se justificaria qualquer artifício.
Che Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967 (não no dia 9) e morto no dia seguinte. A pedido de Juan Coronel Quiroga, amigo pessoal do então ministro da defesa da Bolívia, as mãos de Ernesto Che Guevara foram cortadas, mantidas em formol e entregues a ele: "Por anos guardei as mãos de Che Guevara debaixo de minha cama, em um grande pote de vidro.(…)"


Citações:

“Lutam melhor os que têm belos sonhos.”

“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”

“A farda modela o corpo e atrofia a mente.”

“Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.”

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

“Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.”

“Derrota após derrota até a vitória final.”

“Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar.”

“O conhecimento nos faz responsáveis.”

“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”

“O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.”

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.”

“DEVO DIZER, CORRENDO O RISCO DE PARECER RIDÍCULO, QUE O VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO É MOVIDO POR UM GRANDE SENTIMENTO DE AMOR.”

“Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo.”

“MUITOS DIRÃO QUE SOU AVENTUREIRO E SOU MESMO,SÓ QUE DE UM TIPO DIFERENTE,DAQUELES QUE ENTREGAM A PRÓPRIA PELE PARA DEMONSTRAR SUAS VERDADES.”

“Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados.”

“Endurecer sem perder a ternura”

“A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.”

“O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.”

“Eles podem até tirar minha vida, mas nunca minha liberdade.”

Che Guevara

Postar um comentário

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui