sexta-feira, maio 28, 2010

Citações: (Montesquieu)







Charles-Louis de Secondat, ou simplesmente Charles de Montesquieu, senhor de La Brède ou barão de Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de Janeiro de 1689 — Paris, 10 de Fevereiro de 1755), foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
Aristocrata, filho de família nobre, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1689 e cedo teve formação iluminista com padres oratorianos. Revelou-se um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico. Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boêmia literária. Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de 1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra.
Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como Cartas persas (1721), Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734) e O Espírito das leis (1748), a sua mais famosa obra. Contribuiu também para a célebre Enciclopédia, juntamente com Diderot e D'Alembert..
Morreu em Paris, no dia 10 de Fevereiro de 1755.

Citações:

“Nas mulheres jovens, a beleza supre o espírito. Nas velhas, o espírito supre a beleza.”

“Todos os maridos são feios.”

“As leis, no sentido mais amplo, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas.”

“Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte.”

“As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros.”

“Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer.”

“Quando se corre atrás do espírito, apanha-se a tolice.”

“Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.”

“Correndo em busca do prazer, tropeça-se com a dor.”

“Toda a grandeza, toda a força, todo o poder é relativo. É necessário ter bem presente que, ao procurar aumentar a grandeza real, se não diminua o verdadeiro poder.”

Charles de Montesquieu.

2 comentários:

  1. Amigo Alexandre, excelente texto sobre Montesquieu. Um filósofo iluminista que muito contribuiu para a sociedade. Essas citações são excelentes, mas tem uma que eu gosto muito, e é a seguinte: "A verdadeira lei da humanidade é a razão humana enquanto governa todos os povos da terra; dizer que só o que as leis positivas ordenam ou proíbem é que constitui o que há de justo e injusto, significa dizer que, antes que se tivesse traçado os círculos, todos os raios eram desiguais". Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa pedida quando se trata de filosofia iluminista é Marques de Sade.

    É um grande prazer voltar a trabalhar consigo, após algum período de amadurecimento do trabalho prestado anteriormente com Filosofia e Toxicodependência.

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui