quinta-feira, maio 01, 2008

A solução para tods os seus problemas







Ontem assisti aturdido a uma propaganda de cerveja, que era mais ou menos assim: Uma reunião de altos executivos, o apresentador fala que os presentes estão prestes a conhecer o produto que resolverá "todos os seus problemas". Nesse momento um funcionário deixa cair um xícara de café em um dos computadores, que por sua vez cria um curto circuito que vai se alastrando até que todo o bairro fica às escuras. Pouco antes do chefe matar o funcionário, entram populares que dizem:_ Pega leve ...

A Propaganda vai levando a vítima, ou seja, o pobre do espectador à informação que a solução para todos os seus problemas está, um copo de cerveja.

Fiquei tão revoltado que troquei de canal, dei de frente com o Zeca Pagodinho tirando a "carne da patroa do freezer, para colocar mais cerveja, em seguida para a coisa ficar mais sul real ainda o locutor fala :_beba com moderação!
As fábricas de cerveja estão em uma luta, para poder continuar veiculando propagandas na televisão em horários de classificação etária livre. Seu sindicato argumenta que propaganda não influencia nem direciona o o jovem ao alcoolismo. Vamos fazer uma analise da veracidade dessa argumentação à luz dessas dois exemplos de propaganda de cerveja.

Uma das características da doença do alcoolismo , como outros transtornos e compulsivos obsessivos, é a negação da realidade, e a procura de anestesiar frustrações . Na primeira propaganda, vemos vemos estampada na sua fachada a tentativa e convencer ao tele-espectador de que a saída pra os seus problemas esta em fugir da realidade se anestesiando-a com cerveja: "a solução para todos os seus problemas". Prato cheio para qualquer adolescente.

Na segunda propaganda o tele-espectador é induzido a pensar que cerveja é mais importante que carne:_"Que mané carne!" Fala o Zeca pagodinho, tirando carne do congelador e colocando a cerveja.

Se isso não induz jovem ao alcoolismo, não sei a que mais possa induzir.

Cerveja assim como qualquer outra bebida, não passa de uma droga lícita, que tem o histórico devastador na humanidade. Assim como as propagandas de cigarro, as propagandas de bebida são mentirosas, sempre induzindo o espectador ao erro, "acabar com todos os seus problemas é tão ilusório quanto ,"venha para o mundo de marlboro" .
Termino essa crônica com um pensamento:_Pra que serve a propaganda, se não pra fazer-nos comprar o que naum precisamos?

7 comentários:

  1. Isso me parece ser bastante conveniente, quanto mais alienados, compulsivos, consumistas formos mas vamos beber para suplir o burraco que iremos criar por sermos alcolatras, viciados. Pois a consequencia de tudo isso e a solidão... Então a solução sera beber!
    Logico que isso e pura ilusão as propagandas as vezes me enojam.

    ResponderExcluir
  2. Muitoo bom o post.

    Eu sou adpeto a uma boa cerveja sim, de vez em quando, e sou obrigado a admitir que essa propagandas me divertem.

    Como naquela propaganda em que todos vão pegar uma cerveja, mas a geladeira está dando choque, aquela propaganda é muito show.

    Bom, cada um está tentando vender seu produto. Do jeito que pode.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Não consumo nem promovo nenhum tipo de apologia a qualquer droga, seja ela lícita ou não já que a única coisa que as separa é um adjetivo: lícito. No mais são nocivas e alienantes.

    Com relação ao seu comentário: concordo também que todos têm o direito de postar. Você postou um texto que permite reflexão e comentário, mas e quando o cara enche de videos do youtube? É isso que eu quis dizer: comentar o quê. E os poeminhas sem vergonha de ruim... resta-nos a santa hiprocrisia que nos permite dizer: legal. visite meu blog http://asdadfsd...

    No mais, gostei da maneira como você expõe sua opinião. Aí dá para comentar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc quando diz que a propaganda realmente leva as pessoas ao alcoolismo, mas isso porque nossos jovens são alienados que pouco se importam com o seu desenvolvimento intelectual.
    Sou adepto de uma boa cervejinha no final de semana, mas não dirijo pois sei da periculosidade deste ato, para mim e os demais cidadãos.


    http://cienanosdesolead.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Neuro propaganda, já ouviu falar?

    Na revista Super Interessante desse m~es tinha uma matéria falando sobre as armas e truques usados pelos produtores de propaganda para induzirem pessoas a comprar seus produtos. Tenso.

    ResponderExcluir
  6. Li que beber mata lentamente: parei de ler! Agora, sério, o álcool é a droga que mais mata,e é legalizada.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui