segunda-feira, setembro 21, 2009

É possível escapar à política?


Tive um comentário em uma das postagens que fiz que dizia assim: “Estou fugindo da política”. Logo me veio a pergunta: É possível fugir da política?
O homem é um ser político desde tenra idade. Já nascemos fazendo política e economia, Para provar isso vamos buscar algumas definições de economia política:
a) É a aplicação do esforço humano, visando obter, por meio de bens ou de serviços, a satisfação de suas necessidades.
Nesse caso o homem tem preocupação política e econômica desde o nascimento, pois, quando bebê, chora simplesmente por que: está com fome, está defecado ou urinado, ou por que quer carinho da mãe; ou seja, o choro nada mais é que um meio político de receber subsídio econômico, visando obter, por meio de bens ou de serviços, a satisfação de suas necessidades.
b) Etimologicamente, o termo economia política vem de duas palavras gregas: oikos, que significa casa, e Nemo, de nemein, do verbo dirigir, manejar ou administrar, dando origem a palavra grega oikonomia, que significava: norma de administração da casa. Por esse ângulo é possível ver que toda economia política nasce no seio familiar, na primeira socialização, em que a organização, é feita de maneira política e econômica.
c) A economia política pode ser dividia em quatro grandes grupos: Produção, circulação, consumo e repartição de riquezas. Nesse aspecto, quem de nós pode se eximir do fato de estarmos imersos em algum desses quatro grupos ou em todos?
d) O termo política vem etimologicamente da palavra grega, politikos ( habitante da polis, no exercício deveres e direitos). Nossa legislação diz que, assim que respiramos, ganhamos personalidade jurídica ( aptidão, para obter direitos e contrair deveres); em outras palavras somos todos "políkos" desde a primeira inalação de oxigênio.
Posso me estender mais, e demonstrar, através de inúmeras definições, que é impossível escapar à política e a economia. Porém hodiernamente no Brasil, temos a tendência de achar que política é algo ruim, composta por uma classe de corruptos, da qual não fazemos parte. Essa concepção foi colocada em nossas mentes, com o intuito de nos alienar, das decisões políticas e econômicas, de nos privar de nossos direitos e de nossa participação, no processo de evolução da humanidade.
Não esqueçamos, que quando dizemos: “Política estou fora!” o que estamos fazendo nada mais é do que política, estamos simplesmente nos comportando da maneira que a classe dominante quer, e estamos corroborando para a manutenção do poder nas mãos da mesma oligarquia.
Só será possível viver em mundo melhor quando nos conscientizarmos que somos políticos até a raiz dos cabelos, e que é impossível nos eximir de uma participação política. Apenas podemos escolher entre ser agentes, de mudança social ou fantoches, manipulados por alguns.
Até a próxima!

15 comentários:

  1. Oi, Alexandre!

    Parabéns pelo post, principalmente por ele ter nascido após uma interação feita aqui no seu blog.

    Infelizmente, as pessoas não se interessam por política por desconhecimento do assunto, ignorância ou - na pior das hipóteses, acham que o tema só repercute escândalos e falcatruas.

    Se todos soubessem o poder que possuem (no caso do voto) teriámos uma sociedade mais politizada.

    Abraço,


    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo avassalador...
    respondendo a duvida inicial:Não. Não é possivel fugir da politica.
    Mas é possivel não votar nos politicos errados e comprometer-se em procurar os adequados as suas espectativas...Tarefa dificil? claro, se fosse facil, não seria tão divertida, não é mesmo?
    Um elogio especial para sua trilha sonora! é o unico blog com musica que eu não desligo assim que entro!c

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Parabéns!
    Não há como fugir da política, para viver fazemos política o tempo todo.
    É muito importante que as pessoas se conscientizem que a particpação na política do país é imprescindivel para que possamos mudar aquilo que julgamos errado.

    ResponderExcluir
  4. é a política sempre foi e sempre será muito importante, mas infelizmente ela é feita por pessoas que pensam apenas em si, mas eu acredito que um dia isto mudará.

    ResponderExcluir
  5. Inteligente post rapaz!
    Você foi muito feliz na escolha.
    Política é assunto de debates :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente algumas pessoas fogem do assunto polica pelo simples fato de não entenderem do que se trata... Politica não se aprende na escola, mas deveria. Pois é praticanndo politica que deixamos de nos alienar e aprendemos a votar, creio que é por isso que não é ensinado nas escolas, pura manipulação como li no livro 1984 de George Orwell "Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força" Na verdade é isso que acontece. Quando alguém afirma que esta fugindo de politica esta praticamente G.I. HAHAH!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  7. muito legal, gostei :D
    mas acho q nao da mesmo não, somos assim por natureza mesmo '-'

    ResponderExcluir
  8. Adoro teu blog. Sempre com temas bem interessantes e muito bem abordados por sua pessoa e que conseguem prender o leitor do início ao fim.

    ResponderExcluir
  9. é impossível fugir da política,a política faz parte das nossas vidas.só o que acontece é que as pessoas acham que política é só época de eleição,ou roubalheira

    ResponderExcluir
  10. Não se envolver com assuntos políticos nsda mais é que uma opção política, certo?

    ótimo texto, ótimo blog

    O príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
    Olá!
    Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
    Para acessar o texto o link direto é
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
    Cemitério das Palavras Perdidas
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. nao tem como!
    fazemos parte de um sistema
    e pra melhorar tudo temos que participar da politica que nos afeta direta e indiretamente!

    ResponderExcluir
  12. Verdade!
    Como fugir não há...
    Não gosto muito de comentar sobre, mas temos que concordar que é indubitável a necessidade que nos envolvamos a política!

    Lembrei-me do texto "O Analfabeto Político", que narra justamente as pessoas que dizem não gostar da política e até chegam a se orgulhar disso.

    Até +
    =)

    ResponderExcluir
  13. felizmente ou infleizmente é impossivel. rsrsrsr. Sucess. gostei do seu blog obrigado pela visita. Voltarei

    ResponderExcluir
  14. Todos nós somos políticos.

    Não partidários na maioria dos casos, é claro. Mas, até, os apolíticos tomaram uma decisam política em não querer se envolver com o assunto.

    Política é igual a futebol e religião; discuti-se, sim, e muito!

    ResponderExcluir
  15. A política é da natureza do Homem,e como tal não se pode fugir.
    Sou criticada por nular meu voto há 8 anos desde que me decepcionei com Lula e seus aceclas.Acho isso um ato político sim,pois não abro mão da democracia mas também do mei direito de não querer votar em políticos corruptos.

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui