quarta-feira, abril 21, 2010

O quarto poder


Na minha última postagem, comentei um texto de João Ubaldo Ribeiro, intitulado: “Elementar meus caros leitores”, Texto esse que trazia algumas questões sobre o Estado brasileiro, sobre a real divisão de seus poderes e se deveras podemos nos considerar um Estado com todos os seus elementos. Fazia menção a áreas da sociedade onde o poder Estatal se encontrava restringido ou, mesmo, impossibilitado de atuar, onde nenhum dos três poderes tinha alguma força vinculante, atuando nessa área um poder, pode- se dizer, “paralelo” ou um “quarto poder”, áreas essas onde o tráfico dominava a sociedade com leis próprias, onde as autoridade instituídas tinham até que pedir aos senhores feudais locais a permissão para entrar.

A questão que quero levantar é a seguinte: será que existe um quarto poder? E se existe, será que esse quarto poder é o trafico de drogas?

Para responder essas questões faz-se necessário algumas observações. O Brasil é um Estado de direito, constituído como uma democracia representativa, que à luz dos ideais da revolução francesa, para impossibilitar o acúmulo de poder nas mãos de um só homem, usando o modelo de Montesquieu, subdividiu o poder em três: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Nossos legisladores e chefes do executivo á nível: estaduais, municipais e federais, são eleitos pelo voto popular direto, caracterizando- se assim uma democracia representativa, todos submetidos a uma lei maior, nossa carta magna, que nos constitui um Estado de direito.

No papel e a primeira vista, parece se tratar de algo quase perfeito, porém, na pratica, nossa vivência cotidiana nos mostra algo muito mais feio do que o quadro teórico que acabei de pintar.

No executivo, encontramos policiais corruptos, governadores sendo presos, prefeitos deixando pessoas viverem e lixões que a qualquer momento podem desmoronar soterrado a população, sistema de saúde pública falindo.

No legislativo, corrupção, escândalos com o dinheiro público, interesses pessoas em detrimento dos interesses da sociedade.

No judiciário, decisões que vão de encontro com a constituição, políticos onde deveriam haver técnicos, atendendo a princípios diversos do princípio de justiça.

Antes de tentar demonstrar o meu ponto de vista, vale ressaltar nem todas são corruptos, e existe muita gente honesta, trabalhadora e decente em todos os três poderes.

Se temos representantes que não nos representam, e temos administradores que não administram a coisa pública e sim a particular, se temos Juízes tão separados do princípio da adequação social, que parecem ter vindo de outros planetas; o que poderia explicar tal suplicio dantesco,que interesses eles defendem que não o da sociedade?

E para piorar o quadro, se levantarmos os olhos e olharmos para outros países, mesmo os ditos desenvolvidos, veremos um quadro semelhante. Não é exclusividade brasileira, mesmo nos ditos desenvolvidos encontramos coisas similares.

É por esses motivos, que só posso vir a crer, na existência de um quarto poder, um quarto poder mundial, que dilapida todas as possibilidades democráticas mundiais.

O interesse, que subverte o legítimo interesse social, só pode ser o interesse econômico; como o poder econômico esta retido, hodiernamente, nas mãos das grandes organizações, de grandes entes jurídicos, que com sua ambição desenfreada, com seu poder político e econômico, arruínam qualquer democracia, qualquer Estado de direito.

Esse quarto poder esta subordinando, todos os outros valores; se respira sua ideologia pra onde quer que se olhe, tornando- se quase impossível não ser seduzido por ele. Seu aroma permeia tanto as micro como as macro relações humanas. É hoje é a corrente sanguínea, a mola propulsora da micro- fisiologia do poder; como diria o mestre Foucault.

Não é crime organizado, não é a máfia, não são os traficantes, que constituem o quarto poder, até porque, estes estão, como todos os outros subordinados aos interesses de organizações “legais”, reconhecidas mundialmente, com suas fundações e obras de “caráter filantrópico”.

Para terminar; gostaria de asseverar que enquanto estivermos tratando o mal social, simplesmente combatendo seus sintomas, estaremos fadados a repetir indefinidamente os mesmos costumes, o mesmo modo de vida e a mesma estratificação social, cuja característica principal é a imobilidade.

Deixemos os analgésicos sociais de lado e passemos para o antibiótico, antes do atestado de óbito!


5 comentários:

  1. Ontem mesmo estava falando sobre isso com uma antiga professora...relembrando os velhos e novos tempos! E falávamos sobre esse quarto poder! creio eu que ele instalou-se em todos os aspectos da sociedade. Em todos! É ele, quem na verdade, dita as regras. E as executa. Nós não temos mais como nos esconder debaixo da cama. Devemos ter os olhos mega atentos para não cairmos todos nessa situação. Moro num bairro classe B e te digo aqui quem manda é o agente da comunidade que é eleito pelo quarto poder, isso pra começar lá por baixo...É triste entender que o nosso direito de voto é manipulado por quem teria q manter a segurança constitucional...

    É triste, mesmo!
    Ação e Reação é o que nossa geração vindoura espera de nós!

    Parabéns pela inteligência do post!
    Adorei o blog. Posso seguir voce?

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo, o quarto poder é o mais presente e atuante, pela total ineficiência e vicios de podridão do atual Estado Brasileiro. Trabalhei voluntáriamente tentando mudar a vida das pessoas através do cooperativismo, porém o próprio Estado que seria o maior beneficiado, consegue com as práticas assistencialistas acabar com o ensinamento de pescar o próprio peixe.
    Conseguimos mudar a vida de poucos que correram atrás e hoje estão em melhores condições de brigar no mercado de trabalho, mas a maioria prefere o Bolsa Família, no qual basta estar na lista de algum político, nas fundações e obras de “caráter filantrópico” e nas benesses das Igrejas, Centros Espíritas e etc.
    Vivenciamos hoje o coronealismo Institucional, mas nós temos como voce mesmo definiu, a obrigação de combater esse "mal social" !!!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Alexandre, o Quarto Poder é hoje o mais atuante, face a caracteristica assistencialista dos Governos.
    Trabalhei como Voluntário em projetos que tentavam mudar a vida das pessoas através do Cooperativismo, porém o Assistencialismo Governamental foi um grande inimigo.
    Conseguimos mudar a vida de alguns, outros achavam que tínhamos obrigação de dar dinheiro pelo simples fato de estar ali, participando ou não das atividades, tendo ou não o comprometimento com o coletivo.
    O Bolsa Família, era dado sem ter contrapartida, bastava estar na lista de algum político, e as Igrejas, Centros Espíritas e etc, provem os alimentos.
    Caro Alexandre, como você falou, as fundações e obras de “caráter filantrópico” são subordinados aos interesses de organizações “legais”, temos que mudar a filosofia, temos que fazer ajustes no caráter da nossa Política, precisamos mudar o que está aí, o maior poder é o voto consciente é explicar aos “analfabetos políticos” que a Saúde, Educação de qualidade é um direito do cidadão, moradias dignas infra-estrutura de transportes e Segurança Pública é um dever do Estado.
    A cada quatro anos assinamos um contrato com os Governantes, se estivermos insatisfeitos, temos a obrigação de tira-los.
    O Povo tem que exercer o seu Poder!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, estamos longe de nos livrar desse 4º poder. Pois o mundo todo está influenciado por essas organizações. Nem mesmo as grandes potencias estão livres desses "ataques de interesses". Mas a luta é justa, sempre é, o que não é justo é ficarmos de braços cruzados. Mas qual é o caminho? Como intervir em uma questão dessas? Creio que discutir é valido sim, mas eu realmete não sei por onde começar a agir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre, otimo texto. Adorei a indicação do livro do J Ubaldo, vou ler.

    Quanto ao 4 poder, existe sim. Aliás, por trás do que vc revela tem toda podridão que sustenta.

    No meu caso que travo batalha judicial, não adianta eu estar com razão e provas, o meu ex-marido mandou email assim: "voce não é nada e nunca será"! Eu não me intimido com isso, mas revolta.

    Então em tudo que lugar o 4a. poder está naqueles que tem o famoso QI, a tal lei Gosto de Levar Vantagem em Tudo. O poderoso "dindin". Com essas armas nas mãos tudo desanda e o maldito tráfigo de drogas segue adiante, porque se não pegam os casos pequenos, os maiores passam despercebidos, além de que quem manda são os que se julgam os maiorais.

    Arghhhh assunto que me dá arrepios de raiva...

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui