segunda-feira, maio 24, 2010

Brasil com (Z)


Ainda existem pessoas que são capazes de criticar tentativas diplomáticas. O recente acordo assinado entre o presidente Lula e, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad , foi alvo tanto da crítica internacional, quanto de alguns críticos do Brasil.
O presidente Lula, conseguiu fazer aquilo que os americanos com seu etnocentrismo e belicismo não conseguiram, e conseguiu por tratar com respeito, com igualdade uma nação que nunca foi inimiga do Brasil, uma nação que assim como o Brasil esta no grupo dos chamados países emergentes e possui muito mais similaridades conosco do que diferenças.
A política internacional americana há muito tempo é uma política imperialista, que já ofendeu a soberania de vários países ao redor do mundo, como foram os casos de: Coréia, Vietnam, Afeganistão, Iraque, entre outros tantos.
Suas agencias com finalidade de destruir para dominar, aplicam suas técnicas, mais do que terroristas alhures.
Usando de aculturação e, dos métodos de controle social, que são: Influencia e poder, vem fazendo seu neocolonialismo em detrimento da vontade nacional de quem se colocar em seu caminho.
Uma das maneiras com que se pode constatar tal fato, é quando observamos intelectuais repetirem de maneira impensada a ideologia americana.
É exatamente isso que vem acontecendo aqui no Brasil, encontro em todo lugar textos etnocêntricos e xenofóbicos a respeito dos povos de origem Árabe, tratando-os como bárbaros, terroristas etc..
A influencia de Israel sobre os EUA é grande e, este por sua vez trata de espalhar para o mundo sua aversão as culturas estrangeiras e nós acabamos repetindo seus pensamentos como “papagaios de pirata”.
Como já tive a oportunidade de mostrar em outro texto, a política de Obama pouco difere da política de Bush. Os EUA continuam longe do que poderíamos definir como um Wellfare State( Estado de bem estar social), praticas de tortura, ações militares ilegais, e no que diz respeito a política interna, não pensam duas vezes antes de tirar os direitos civis de seu próprio povo.
É essa nação beligerante que tenta empurrar goela a baixo do mundo inteiro seu interesses, que alguns pensadores tomam como exemplo de como o Brasil deveria se portar, no que diz respeitos as nossas relações internacionais.
Cansei de ver na televisão a cabo estrategistas militares americanos, falando sobre qual seria a melhor ação militar possível, para intervir no Irã, conjecturando quais seriam os possíveis alvos etc.. Assim podemos ver que nunca realmente tiveram a intenção de nenhum acordo diplomático com o Irã. Canso de ver em filmes americanos guerras fictícias com a Venezuela, (que embora eu não concorde com seu tipo de governo), se opõe a política imperialista americana.
Não se enganem meus caros, ontem foi o Iraque, agora é o Irã em um futuro próximo a Venezuela e quem sabe em pouco tempo seremos nós, na medida em que os EUA já deixaram claro seu interesse por petróleo e pela Amazônia.
Esta na hora de paramos de repetir o que eles falam, ou em muito pouco tempo estaremos escrevendo Brasil com (Z).


3 comentários:

  1. Tentativas diplomáticas sempre são bem-vindas,com certeza,parabéns pelo matéria.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem.
    Mudanças para construir o caminho da paz, devem ser apoiadas.
    O Lula é um líder inconteste.
    Os falsos nacionalistas e democratas, não se conformam com o papel de destaque que ele ocupa no mundo hoje.
    A ONU precisa ser oxigenada e refletir a geopolítica atual.
    Lula vercerá. E com ele, a paz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Existe ainda o complexo de vira-latas por parte de certos setores da sociedade brasileira. Mas o brasileiro vai superar este complexo. Principalmente lendo artigos como este. Parabéns.

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui