quarta-feira, maio 26, 2010

Citações: (Nelson Mandela)


Hoje na seqüência da série (citações) e em homenagem ao país sede da copa do mundo de 2010, tenho o prazer de trazer para vocês, queridos leitores, algumas frases que sintetizam o pensamento de um dos maiores lideres mundiais.
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.
Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 02 de junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo.
Mandela foi libertado pelo presidente Frederik de Klerk em 1990. Tornou-se então líder do Congresso Nacional Africano (ANC), do qual já de há muito se tornara referência. A sua experiência de luta contra o apartheid, a sua postura de moderado no período de transição para uma ordem democrática sem segregação, o claro objetivo de operar a reconciliação nacional que norteou as suas relações com o Presidente de Klerk, valeram-lhe um inesgotável prestígio no país e no estrangeiro. Mandela é provavelmente o político com maior autoridade moral no continente Africano, o que lhe tem permitido desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.
Como presidente do CNA (de julho de 1995 a dezembro de 1999) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1991 a junho de 2000), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.


Citações:

“SEJA QUAL FOR O DEUS EU SOU O MESTRE DO MEU DESTINO E CAPITÃO DA MINHA ALMA.”

“Considero isso como um dever que tinha, não apenas com meu povo, mas também com minha profissão, praticar a lei e a justiça pata toda a humanidade, gritar contra esta discriminação que é essencialmente injusto e oposto a toda a base de atitude através da justiça que integra a tradição do treinamento legal neste país. Eu acreditei que ao me opor contra esta injustiça eu deteria a dignidade do que seria uma profissão honrada.”

“Todos nos sentimos no topo do mundo. Essa foi a justificativa para os sacrifícios que têm sido feitos por nosso povo desde a chegada dos brancos neste país em 1652.”


“Como podem esperar que eu acredite que esta mesma discriminação racial que tem sido a causa de tanta injustiça e sofrimento através dos anos, agora operaria aqui para me dar uma chance leal e aberta?...”
“Não há nada como a liberdade.”


“Este é um dos momentos mais importantes na vida de nosso país. Estou aqui, em frente a vocês, repleto de profundo orgulho e alegria - orgulho das pessoas comuns e humildes deste país. Vocês têm demonstrado tanta calma, paciência e determinação para reclamar este país para vocês e agora com alegria podemos gritar dos telhados: Finalmente livres! Finalmente livres!”

“Quando o sangue começa a ferver, é tolice desligar o coração.”

“Seja qual for o castigo que sua crença considera justo para me impor pelo crime pelo qual fui condenado ante esta corte, tenha certeza de que quando minha sentença for completada, ainda serei compelido pelo o que os homens sempre são; pela consciência.”

“Beleza curiosa da música africana é que ela anima mesmo quando nos conta uma história triste. Você pode ser pobre, pode ter apenas uma casa desmantelada, pode ter perdido o emprego, mas essa canção lhe dá esperança. A música africana é sempre sobre as aspirações do povo africano.”

Nelson Mandela

4 comentários:

  1. Muito boa
    "“Quando o sangue começa a ferver, é tolice desligar o coração.”"
    Abaços forte

    ResponderExcluir
  2. Muito grande esse homem,sua história é de esperança e coragem.Um exemplo a ser seguido.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo
    O Nelson mandela, é um grande heroi, não só para a Africa mas como tb para o mundo, pois depois de todas as adversidades passadas, conseguiu superar e quebrar todos os paradigmas e preconceitos e colocar a Africa do Sul, onde está e trazer a copa do mundo para seu país, nao é para qualquer um.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Grande exemplo de luta , sacrificios , injustiça e finalmente vitória e glória !
    Este homem merece o respeito de todo o universo .
    É um cidadão do mundo , um heroi internacional .

    Parabéns pela homenagem .
    Francisco

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui