quinta-feira, maio 13, 2010

Viva a verdadeira seleção de heróis, que somos todos nós, na copa da luta por um Brasil sem corrupção!


O interesse do povo brasileiro desde o Brasil colônia, sempre foi relegado a um patamar inferior, os nossos intelectuais sempre questionaram a participação política da plebe nas decisões tanto do executivo quanto do legislativo, até mesmo nosso judiciário, tem tomado decisões díspares do interesse da população. Até algum tempo eu concordava em parte com o pensamento de nossos sociólogos, filósofos e cientistas sociais.

As manifestações populares, quando ocorriam, quase sempre eram empurradas por uma forte propaganda veiculada pela mídia. Íamos às ruas pensando estar defendendo nossos interesses, quando na verdade, estávamos sendo manipulados por forças exógenas. Foi assim na campanha diretas já; no movimento “caras pintadas”, que resultou no Impeachment de Fernando Collor de Melo; foi assim no plebiscito em que decidimos sobre nosso regime, se seria parlamentarista, presidencialista ou monárquico; foi assim no referendo do desarmamento. Tanto é verdade que, as pessoas nem se lembram de tais fatos tão importantes para o Brasil.

Porém começo a vislumbrar uma pequena luz no fim do túnel, tive a honra de participar, simplesmente, como cidadão brasileiro, de um dos mais revolucionários movimentos. Desta vez não pitamos nossas caras, não fomos a comícios, não ficamos ouvindo discursos chatos, que acabavam em shows de artistas famosos. Desta vez simplesmente, mandamos emails para nossos amigos, mandamos mensagens, para nossos deputados, varremos porta do congresso e, por final, conseguimos forçar nossos representantes na Câmara dos Deputados a votar com dignos mandatários da vontade popular e, ainda mais, contra os próprios interesses.

Estou falando do projeto de iniciativa popular, que ficou conhecido com a alcunha de: “Projeto ficha limpa”.

Será que estamos começando a descobrir o poder da organização do povo? Será que estamos começando a notar que, se nos organizarmos, poderemos fazer desse país uma democracia verdadeira? Será que nos cansamos de esperar o salvador da pátria, que viria redimir os pecados da nação pelo poder da outorga?

Meus amigos, confesso que só de me deparar com tais questões, meu coração se enche de felicidade e esperança!

Agora chegou a vez de repetirmos todo nosso trabalho, para convencermos nossos senadores, a repetir o que a Câmara já fez e aprovar o texto sem emendá-lo e, convencer nosso presidente a sancionar a decisão das duas casas!

Se a seleção brasileira ganhar ou perder a copa tanto faz, por que o meu orgulho de ser brasileiro não vem mais do futebol, ganhamos as partidas da primeira fase do campeonato cidadão, agora chegou a hora de jogarmos as finais e marcarmos um golaço de placa contra a corrupção nesse país.

É dessa seleção que me orgulho, é essa camisa que vou vestir, não a seleção de estrangeiros do Dunga, mas a seleção brasileiros conscientes de seus direitos e deveres civis.

Viva a verdadeira seleção de heróis, que somos todos nós, na copa da luta por um Brasil sem corrupção!

2 comentários:

  1. Bem lembrado esse movimento da "Ficha Limpa". O mais importante foi ter conseguido apoio da mídia de massa. É importante que essa mesma mídia não abandone esse movimento no meio do caminho. É preciso que se mostre a cara daqueles políticos que se recusarem a aprovar o tal projeto. Daí em diante, veremos as "caras" daqueles que estão em débito com a justiça.

    Parabéns à postagem! ;)

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Mas o que acho de tudo isso, e fico estarrecido é que, nem nas próprias escolas os alunos são orientados para o patriotismo, não forma imposta, forçada, mas sim consciente, dialogada, justificada, hoje dia comemoramos feriados em nem saber do que se trata. Apesar da desmitisficação de muitos heróis nossos, acho que isso ajudaria a criar uma nova sociedade que cultuasse nossa bandeira não só em épocas de copas do mundo, mas em todos eventos. Quando há uma manifestação contrária a alguma coisa em nosso país, com certeza ela é manipulada e nao expontânea, pois o povo é manipulado pela grande mídia.

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui