sexta-feira, maio 21, 2010

Professor de filosofia da UFRJ chama defensores do projeto ficha limpa de fascistas e nazistas!


Após o texto que escrevi chamado: Resposta aos que são contra o projeto ficha limpa! Iniciou-se um verdadeiro vale tudo, em um portal de filosofia que participo, na tentativa de refutar minha defesa ao projeto.

O responsável pelo portal é o senhor Paulo Ghiraldelli Jr. Este senhor, simplesmente pelo fato de eu ser um defensor ferrenho do projeto e ter mostrado de nos termos da lei a minha posição a respeito, se viu no direito de me insultar publicamente em seu portal, diante de todos os membros do mesmo, fui chamado de fascista, nazista, burro, palavras que saíram de um Professor universitário, que se julga educador, confiam o debate na íntegra e julguem por vocês menos.

Alexandre Veras da Luz:

Se seguirmos esse seu raciocínio, estaríamos tornando inconstitucionais, todos editais de concursos públicos até hoje publicados em nosso país! Pois estariam infringindo o inciso LVII.
Ademais um inciso não serve para rasgar o caput de nenhuma lei, seja ela constitucional ou ordinária!
Como pode ser demagógico, autoritário e flertar com o fascismo, um projeto de iniciativa popular? Que tipo de regime legisla, sem se importar com a vontade do povo? O democrático? Creio que não!
Fazer filosofia é algo diferente de comprar idéias pré-moldadas por ultra- reacionários, positivistas, que se importam mais com a interpretação literal e se esquecem da contextualização histórica, e social.
Os direitos políticos não podem sobrepujar os direitos sociais e civis, sob pena de estarmos retroagindo historicamente.
O que flerta com o autoritarismo fascista é esse tipo de raciocínio que fere direitos, que foram conquistados a duras penas, como é o caso dos direitos civis e sociais.
Em ultima analise, esse seu pensamento é um antinômico com uma consciência cidadã, é um atentado contra propósito popular e visa, simplesmente, salvaguardar o direito de alguns, em detrimento do direito de nação inteira.

Resposta de Paulo Ghiraldelli Jr:

Fora com ficha suja e ficha limpa, fora com os fascistóides que querem
inventar leis para cassar direitos políticos - é só para isso que está
sendo montada essa farsa.
Paulo Ghiraldelli Jr.

Minha resposta:

Que fascistóides Paulo? o povo? O projeto é de iniciativa popular, O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), não é fascista amigo, e além disso é uma questão de defesa da isonomia, os direitos políticos não podem sobrepujar os sociais e civis que conquistamos a duras penas! Paulo um filósofo pagmatista com você deveria entender que fascismo é quando algum tem mais direitos que outros, seja por raça, por posição social, ou por imunidade parlamentar.
Quem são os fascistas Paulo? Os mais de 1,6 milhões de pessoas que assinaram a petição à caneta? Ou os mais de dois milhões de pessoas que assinaram pela internet?
Esse pensamento antidemocrático vem de Platão, cheio de mágoa com a morte de Sócrates! Não me venha com a máxima de Nelson Rodrigues que a unanimidade é burra, por que isso não é filosofia. Temos que respeitar a vontade popular, ou você ainda esta imenso na "Ditadura do Povo Marxista?
Lembre-se que você só é professor da UFRJ porque tém ficha limpa, pois se no momento do concurso estivesse ao menos com seu nome do SPC, ou estivesse respondendo a um processo seja civil ou penal não tomaria posse do seu cargo. Então você defende que para a polemicada as regras sejam uma e para nós pobres mortais sejam outra?
Não vejo base alguma que possa sustentar seu ponto de vista! a não ser que você ainda veja o homem em seu estado de natureza com lobo do próprio homem e, assim como Hobbes precise de um Leviatã para governá-lo!
Essa história de intelectuais se colarem em um pedestal e julgarem a decisão popular, caiu em desuso desde a Grécia antiga. Vamos e venhamos isso é criticar só para ter uma opinião sui generis, ou seja, está muito mais para vanguardismo do que para pragmatismo meu caro!
Você é um dos intelectuais da atualidade brasileira que eu mais aprecio, tenho lido quase todos os seus textos, que me inspiram muito no meu trabalho, sua iniciativa de levar filosofia a todos é fantástica e louvável, porém nesse sentido você está redondamente errado!
Não basta dizer fora isso, fora aquilo!
Sou uma pessoa maleável e disposto a aprender, me convença do seu ponto de vista, respaldando-o histórica e filosoficamente, porque fora isso, fora aquilo é um tanto quanto vago!
Paulo, agora deixando essa nossa turra à parte, não pude ir a sua última palestra na UFRJ, pois fui assaltado no caminho e acabei tendo que ir par a delegacia fazer uma notícia crime, gostaria que você me contasse com foi, fiquei muito frustrado de não poder ir! Volto da dizer, considero você como um expoente da filosofia brasileira e espero muito que essa nossa pequena diferença fique apenas no campo intelectual, por sua causa estou pensando em fazer mais uma graduação, dessa vez em filosofia.
Forte abraço!
Alexandre Veras da Luz
Vejam o que ele me respondeu:

      Sou a favor de todos terem fichas sujas. Ficha limpa num país como o
nosso é brincadeira autoritária. Aqui todo mundo denuncia todo mundo e
um promotor de merda acata.
Paulo Ghiraldelli
 
               Ele ainda responde:

Há ingênuos que lutam por ficha limpa e ficha suja. Mas há também os sacaninhas de sempre que estão na base do projeto - os mais conservadores, aliás. Não querem que a democracia aconteça, querem filtrar o voto. Só os "bonzinhos" vão poder se candidatar. Ou seja, não se confia no voto, é necessário, antes, a lei iluminada, dizer como será o voto. E o pior, tudo isso feito para criar o sistema de denuncismo. Já imaginaram?

Bom, quando alguém começa a falar de democracia e vê em Platão a culpa pelo autoritarismo, aí reamente nem mais há o que argumentar. Mas, enfim, falando pelos que ainda tem um mínimo de percepção sobre o problema do denuncismo: cuidado com esses projetos fascistas que buscam criar o filtro do voto, cuidado!

As leis que temos já regram o voto para além da conta, não deixe mais um nazi-fascista envolver você na trama do projeto ficha suja ou limpa, a vítima ainda pode ser você e seu candidato.

Paulo Ghiraldelli Jr

Ele ainda diz:

Que conversa fiada. E quando se acha dono de "o povo", mais facista ainda! Vá de retro satanás ... ou burro?

Paulo

Eu respondo:

Meu querido filosofo! Não coloquei em Platão a culpa do autoritarismo, e sim disse que a sua visão é antidemocrática, você meu caro quer uma república de filósofos assim com Platão, e que tipo de democracia é a sua, onde todos que discordam de sua "majestade o filosofo" são burros fascistas nazistas, honestamente você parce meu filho de 16 anos falando, só falta o moicano PUNK pra completar o visual.
Uma coisa posso dizer a seu respeito, é que você me diverte.
Desculpe-me pelo meu nazi-fascismo oh "grande Democrata"!
Você demonstrou para todo o portal, o que é ser democrático, é assim: se discorda de mim vate retro satanás ou burro!
Vai me desculpar, mas UFRJ esta muito mal representada por você!

Daí por diante ela passa a não só ofender a mim, mas a outros membros do portal Veja o que El diz a Atila:

Tanto você pode discordar, cara que está discordando. O problema é que você gosta de gemer, como um vaquinha gordinha no pasto.

Depois dessa tive que cortar minhas relações com esse senhor e ter que ir diretamente da filosofia para o direito que é minha área.

Assim eu termino a discutição:

O senhor das ofensas, isso pra mim é o fim! Em lugar de trocar informações, o que recebemos neste portal? Ofensas e mais ofensas, e esse senhor se julga um educador?

Isso deve parar, e esse tipo de comportamento não deve e nem vai ficar impune!

Estou me sentindo um personagem do livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo, baixaria no lugar do debate acadêmico. Nunca soube que Nietzsche tenha insultado Shopenhauer, embora em certo ponto do caminho ambos tenham tomado rumos intelectuais diferentes. O mesmo posso afirmar com relação a Marx que discordou em um determinado ponto de Hegel, nem por isso recorreu ao xingamento. Chega dessa porcaria, chega desse baixo nível, aqui somos todos cavalheiros, não uma bando de bêbados brigado em praça pública!

Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para que isso cesse, pois ninguém pode sair por ai chingando os outros, ofendo-os publicamente sem nenhuma represália.

A educação brasileira prescinde de pessoas assim, até porque má educação não pode ser educadora!

Atila meu amigo, não se deixe levar por esse senhor, por que quem gosta de vaquinhas é ele, de vaquinhas de presépio que concordam com tudo o que ele diz.

Esse senhor não é filosofo de alma, esta mais para dono de seita religiosa, impondo seus dogmas a todos.

Creio não ser o único a se sentir ofendido, humilhado por esse senhor, e em nome do civilismo eu peço desculpas a todos os membros por com minha contestação ter dado início a essa briga de botequim.

Esse nunca foi o meu intuito!

Esse é o perfil de alguns educadores nesse país!

4 comentários:

  1. Seria interessante que esse senhor estudasse Filosofia um pouco mais e que recuperasse os conceitos de nazismo e de fascismo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem Alexandre!
    Honestamente é uma vergonha que alguém tão ignorante, seja considerado um filósofo. Li muito pouco desse senhor, mas o pouco que li pode notar que se tratava de uma pessoa dominada pelo ego e não um filósofo. Existem pessoas que não são burras por pouco conhecimento e sim, pq não sabem fazer uso do conhecimento que tem!
    E outro detalhe, uma pessoa que nega a Verdade divina na minha opinião não merece credito algum... Não perco nem meu tempo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o projeto e creio que esse seja o sentimento de todos os brasileiros, ou quase todos.
    Só não concordo com essa comparação: "dono de seita religiosa, impondo seus dogmas a todos", pois até nas igrejas, só fica e aceita os dogmas quem quer. Portanto, é uma democracia com leis rígidas. Assim como deve ser as exigências aos candiatos. Quem tem a ficha limpa não tem o que temer.

    ResponderExcluir
  4. Gente

    Paulo Ghiraldelli sabe o que diz e o que faz...por isso é considerado um dos maiores pensadores contemporaneos do Planeta...leiam suas obras e se fundamentem um pouco para falar de um educador tão reconhecido nacional e internacionalmente.

    saudações
    Carlos Mouzinho
    Prof. Universitário e Coordenador de Expansão do Centro Universitário Leonardo Da Vinci no Estado do Pará

    ResponderExcluir

 
 

Seguidores

Divulgue seu blog

Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs LinkaAqui